Técnicas de visualização: Conheça o exercício mental

Uma ferramenta que pode ajudar e fazer total diferença no seu desempenho de diferentes tarefas diária são as chamadas técnicas de visualização. O cérebro usa constantemente a visualização no processo de simular experiências futuras. Mas, esse processo ocorre tão naturalmente que geralmente as pessoas não percebem. Porém, se você fizer um exercício de visualização rico em detalhes, como por exemplo, ao se imaginar segurando um copo gelado, você provavelmente sentirá diminuir a temperatura das suas mãos. Portanto, o cérebro tem a capacidade de estimular os sentidos e criar experiências realmente físicas.

Dessa maneira, o uso de técnicas de visualização pode melhorar a motivação e aumentar a crença na capacidade de atingir uma meta. Veja abaixo algumas técnicas de visualização que você pode incluir na sua rotina.

Técnicas de visualização

Imagem e descrição

A experiência se torna mais real e o seu desempenho melhora quando a visualização tem mais detalhes. À medida que o cérebro começa a desenvolver conexões neurais, a motivação aumenta. Assim, se você pensar em um pedaço de bolo de chocolate, mas ignorar o pensamento, irá esquecê-lo rapidamente. Em vez disso, imagine os detalhes do bolo e o quanto seria bom saboreá-lo. 

Assim, o processo de solução de problemas do cérebro ajudará a desenvolver um plano para obter o que deseja. A melhor maneira de criar detalhes e aprimorar a qualidade da a simulação é imaginá-la e descrevê-la usando todos os sentidos. Portanto, adicione detalhes o máximo possível até que o processo comece a parecer real, como se você estivesse realmente passando por ele. 

Leia também: Meditar no banho: Aprenda a técnica para relaxar

Intensidade emocional

A emoção é um tipo de representação sensorial no cérebro e é precedida pelo pensamento. Ou seja, quando você sente algo profundamente, atinge um nível associado ao pensamento. Quanto mais real ou verdadeiro você acredita que algo seja, mais impacto emocional ele terá em você.

Dito isso, para aumentar a intensidade emocional de uma simulação visual você pode ouvir uma música que deseja enquanto visualiza a simulação da sua experiência.

Exposição

Para algumas pessoas pode ser difícil imaginar algo que ainda não aconteceu.  Por isso,  para criar uma simulação visual mais detalhada e realista na mente, precisa se expor a mais detalhes no mundo exterior.

Por exemplo, se realmente sonha em fazer algo que nunca experimentou antes, pode ser difícil simular uma experiência detalhada. Então, pode ser necessário pesquisar sobre, ler livros, assistir a vídeos ou conversar com outras pessoas que tenham vivido essa experiência.

Leia também: Sonhos estranhos durante a quarentena? Ciência explica o motivo

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo