Teanina: O que é, para que serve e benefícios para a saúde

O chá é conhecido por ser uma bebida relaxante e a razão para isso é a teanina. Também chamada de L-teanina, ela é um tipo de aminoácido presente na Camellia Sinensis, a planta que dá origem ao verdadeiro chá, e em outros vegetais e fungos, como os cogumelos.

Ela é relaxante e estimula a produção de serotonina no cérebro. Porém, seus benefícios para a saúde vão muito além. Por isso, sua suplementação em forma de cápsulas vem se tornando cada vez mais popular.

Benefícios da teanina para a saúde

Melhora o humor e a qualidade do sono

A suplementação da teanina é popular entre as pessoas que querem melhorar a qualidade do seu sono. Por promover a maior produção de serotonina, popularmente chamada de “hormônio do prazer e bem-estar”, a teanina ajuda na regulação do humor e a evitar a insônia.

Sendo assim, pode aliviar sintomas da ansiedade e da depressão, por exemplo, além de proteger a saúde do cérebro e sua cognição, de acordo com um estudo realizado em Kodaira, no Japão.

Leia também: Magnésio é indicado para quem tem dificuldade para dormir

Aumenta a capacidade de foco e concentração

Além disso, por beneficiar a cognição, o aminoácido também aumenta a capacidade de foco e concetração. Ou seja, pode ajudar a completar as atividades do dia a dia mais facilmente.

Protege a saúde do fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois atua no metabolismo, na eliminação de toxinas e mais. Por isso, proteger sua saúde é essencial. Nesse sentido, a teanina o protege principalmente da ação do álcool. Portanto, após ingerir bebidas alcoólicas, beber chá é uma boa ideia.

Leia mais: Alimentos para limpar o fígado

Maiores fontes naturais de teanina

Leia também: Chá verde ou chá preto: Qual é mais saudável?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo