Suplementos para a menopausa: Conheça os melhores

Existem suplementos para a menopausa que ajudam a aliviar os sintomas dessa fase. A menopausa, ou seja, o fim do ciclo reprodutivo de uma mulher, é precedida pela pré-menopausa, também chamada de perimenopausa ou climatério. Nesse período, alguns sintomas são bastante comuns, entre eles: ondas de calor, ganho de peso, mudanças repentinas de humor, ansiedade, depressão e mais. Posteriormente, vem a pós-menopausa, um período que pode durar entre 2 e 3 anos e é marcado pela redução dos sintomas.

Melhores suplementos para a menopausa

Vitamina E

A vitamina E pode ser encontrada naturalmente em diversos alimentos, em sua maioria, de origem vegetal, como as oleaginosas, cereais integrais, óleos vegetais e algumas sementes. Porém, pode também ser ingerida na forma de suplemento, sendo inclusive um dos melhores suplementos para a menopausa no que diz respeito ao alívio de seus sintomas. A vitamina ajuda principalmente a prevenir o ganho de peso e o envelhecimento precoce da pele.

Leia mais: Chás que aliviam os sintomas da menopausa

Cálcio

Ainda, o cálcio é também um mineral encontrado em leite e seus derivados, além de brócolis, sardinha, espinafre e outros. No entanto, pode também ser consumido na forma de suplemento, sendo muito recomendado para mulheres durante a perimenopausa.

O cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos, consequentemente reduzindo o risco de osteoporose. Segundo um estudo realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o diagnóstico de osteoporose torna-se especialmente comum na pós-menopausa.

Vitamina D

A falta de vitamina D é prejudicial em todas as fases da vida, inclusive durante a menopausa.  A vitamina D é extremamente importante para a saúde. Ela está relacionada a diversas funções do corpo, inclusive à absorção de cálcio, também essencial durante a menopausa. Portanto, sua suplementação é recomendada especialmente devido à importância para a saúde dos ossos. A ingestão recomendada é de 10 mcg por dia, porém, é necessário que haja recomendação médica.

Leia também: 82% dos pacientes de covid-19 têm falta de vitamina D, diz estudo

Ômega-3

O ômega-3 é um tipo de ácido graxo, ou seja, uma gordura boa, muito encontrada em alimentos como salmão, linhaça, chia, azeite de oliva e mais. Por ser anti-inflamatório, pode ser benéfico durante a menopausa, aliviando dores e prevenindo o ganho de peso.

Outros suplementos recomendados durante a menopausa

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo