Suplemento 5-HTP: Afinal, para que serve?

O suplemento 5-HTP (5-hidroxitriptofano) é conhecido por promover a sensação de bem-estar, pois ele liga o aminoácido triptofano à serotonina, popularmente chamada de hormônio da felicidade, apesar de se tratar de um neurotransmissor, na verdade. De qualquer forma, a serotonina é quem atua na regulação do humor, entre outras funções.

O 5-HTP, abreviação de 5-hidroxitriptofano, é um aminoácido que é rapidamente convertido em serotonina pelo cérebro. Em resumo, a serotonina está ligada não apenas à regulação do humor, mas também regula o sono, o apetite e o comportamento de forma geral.

Ainda, a falta de serotonina no organismo pode ter alguns efeitos colaterais, como depressão, distúrbios alimentares, apneia do sono (ocorrência de paradas respiratórias enquanto se dorme), TPM, insônia, enxaquecas e fortes dores de cabeça, obesidade e narcolepsia (sonolência excessiva e súbita durante o dia).

Leia mais: Alimentos que promovem a produção de serotonina

Os benefícios do suplemento 5-HTP

Sono regulado e mais relaxante

O 5-HTP está ligado ao controle do sono, por isso, suplementar esse aminoácido ajuda a combater a insônia, garantindo um sono mais calmo, relaxante e profundo. A explicação para isso é simples: o 5-HTP é convertido em serotonina, a qual é posteriormente convertida em melatonina pelo cérebro. A melatonina é conhecida como o hormônio do sono.

Leia também: Alimentos ricos em melatonina para dormir melhor

Suplemento 5-HTP alivia a ansiedade e o estresse

Quando convertido em serotonina pelo cérebro, provoca uma sensação de bem-estar. Dessa forma, a suplementação do aminoácido ajude a aliviar sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse. Além disso, há menor risco de sofrer com distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia.

Ajuda na perda de peso

Ajudando a controlar o estresse e a ansiedade, o 5-HTP consequentemente previne episódios de compulsão alimentar, além de promover o melhor controle do apetite.

Leia mais: Estratégias para controlar a compulsão alimentar

Combate o cansaço

A suplementação de 5-HTP pode ajudar a elevar o ânimo e disposição, pois o aminoácido ajuda na liberação do chamado hormônio da felicidade, o neurotransmissor serotonina.

Alivia dores de cabeça e crises de enxaqueca

Dores de cabeça e enxaquecas podem ser muito incômodas, porém, são comuns. Entretanto, o suplemento 5-HTP pode aliviar essas dores, que estão muitas vezes associadas ao estresse.

Vale a pena tomar o suplemento 5-HTP?

É importante lembrar que ele não existe abundantemente na natureza – somente em uma única planta, chamada Grifonia Simplicifolia, nativa do continente africano. Porém, a suplementação deve ser previamente indicada por um profissional da saúde, por isso, é importante consultar antes seu médico de confiança.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo