Como ir ao supermercado em segurança durante a quarentena

Em tempos de isolamento social e, apesar da possibilidade de fazer pedidos online, sair com certa frequência para comprar comida ainda é a realidade de muitos.Mas, será que há como ir ao supermercado em segurança durante a quarentena?

Durante o confinamento por conta do coronavírus é preciso permanecer em casa o máximo possível. Entretanto, hora ou outra, é necessário fazer compras no supermercado. Na hora das compras, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para evitar a contaminação e se manter seguro.

Como ir ao supermercado em segurança durante a quarentena

Mantenha distância de outras pessoas

O distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes a se tomar nesse momento. A princípio, a distância recomendada é de ao menos 1 metro e meio, mas é ainda melhor se houver a possibilidade de se manter ainda mais distante que isso.

Leia mais: Coronavírus e a alimentação: Principais dúvidas

Limite seu tempo dentro do ambiente

Ainda, não é uma boa ideia alongar sua ida ao supermercado mais que o necessário, por isso, limite seu tempo e seja rápido nas compras. Uma boa dica para ser mais eficiente é ter uma lista pronta dos itens que devem ser comprados. Sendo assim, você levará menos tempo no estabelecimento.

Leia mais: Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus

Apenas toque o que for necessário

Evitar o contato com superfícies não higienizadas é o ideal. Por isso, quando no supermercado, evite tocar embalagens ou alimentos desnecessariamente, tanto pela sua segurança quanto pela segurança da próxima pessoa que pode tocar aquela mesma superfície. Apesar de o risco de se contaminar dessa maneira ser baixo, prevenir-se é a melhor opção. 

Leia também: Coronavírus: Como higienizar frutas e vegetais corretamente

Embale suas próprias compras

Após selecionar tudo que irá levar para casa, chega a hora do pagamento. No caixa, prefira embalar suas próprias compras. Ainda, leve sua própria sacola de casa se possível. 

Lave bem as mãos 

Antes e depois de fazer as compras, não negligencie a limpeza de suas mãos e lave-as bem (por ao menos 20 segundos) sempre que tiver a chance. Dessa maneira, o risco de transmissão é minimizado. Também não se esqueça de usar máscara e ter sempre álcool em gel por perto ao sair de casa.

Leia mais: Coronavírus: Alimentos que fortalecem imunidade podem prevenir?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo