Sumac: O tempero antioxidante que ajuda a combater inflamação

Se você ainda não ouviu falar do sumac (ou sumagre) vale a pena abrir espaço na sua prateleira de temperos para ele. Especiaria vinda do Oriente Médio, ela substitui o limão e dá um toque especial em preparos como saladas, carnes e molhos

Também conhecido como sumak, é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido, puxado para o cítrico, que lembra uma mistura de páprica com limão.

O sumac é extraído de uma planta chamada Rhus coriaria e é muito comum na Ásia, especialmente em países do Oriente Médio. Ele tem sido utilizado para adicionar sabores na culinária libanesa, síria, armênia e iraniana por muitos milênios, e é o ingrediente secreto em infinitos pratos. 

Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

A especiaria é o ingrediente substituto de suco de limão ou raspas de limão para fazer pratos como saladas, hummus, marinadas ou molhos. Além disso, você também pode polvilhar sobre arroz, saladas de grãos ou qualquer tipo de pão sírio, legumes assados, ovos fritos ou mexidos, ou incorporá-lo em nozes torradas. Ele pode ainda ser o principal tempero no preparo de grelhados como carne, peixe ou frango

O perfil nutricional completo do ingrediente permanece desconhecido. Mas, algumas pesquisas sugerem que ele contém uma série de nutrientes benéficos. Isso inclui fibras, gorduras saudáveis ​​e algumas vitaminas essenciais.

Assim, uma análise de 2014 concluiu que o sumac seco é composto de, aproximadamente, 71% de carboidratos, 19% de gordura e 5% de proteína.

Benefícios do sumac para a saúde 

Além de saboroso, o sumac é um dos temperos antiinflamatórios mais poderosos que existe. Assim, ele é repleto de antioxidantes e tem a capacidade de neutralizar os radicais livres que podem causar câncer, doenças cardíacas e sinais de envelhecimento.

Sumac também é um ingrediente benéfico para quem tem diabetes tipo 2. Ou seja, estudos mostraram que a ingestão diária do tempero por três meses reduzirá o risco de doença cardiovascular entre essas pessoas. 

Leia também: Temperos que aceleram a queima de gordura

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283