Suco de tomate: Motivos para incluir na alimentação

Alimentação Bem-estar
22 de Maio, 2020
Suco de tomate: Motivos para incluir na alimentação

O badalado e saboroso suco verde certamente oferece muitos benefícios, incluindo redução do inchaço, propriedades antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios. Mas, existe uma bebida que faz isso há anos e não é tão celebrada: suco de tomate.

O suco de tomate é funcional, e um copo de 300 ml tem apenas 46 calorias. Além disso, é ótimo para a digestão, é um poderoso antioxidante e previne os cânceres de pulmão e próstata.

A melhor maneira de consumi-lo é escolher o suco feito a partir de tomates frescos, preparado em casa, sem adição de conservantes e corantes. Mas, ao optar pela versão pronta, fique atento: procure um rótulo que diga sem adição de sal ou baixo teor de sódio, o que significa que o produto contém não mais que 140 miligramas por porção. Conheça mais benefícios dessa iguaria.

É rico em vitamina C

As laranjas têm toneladas da antioxidante vitamina C. Mas, o suco de tomate também. Uma xícara da bebida contém entre 67 e 170 miligramas da vitamina, mais do que a ingestão diária recomendada.  Vitamina C ajuda na absorção de ferro, é boa para o sistema imunológico e tem propriedades protetoras contra catarata e câncer.

Ajuda a proteger a pele

Tomar suco de tomate não dá liberdade para tomar sol sem protetor. Porém, seu alto teor de licopeno (encontrado naturalmente nos tomates) ajuda a melhorar a defesa natural da pele contra os radicais livres. Além disso, este antioxidante pode prevenir doenças cardíacas, câncer e osteoporose.

Reduz a inflamação

O suco do vegetal é abundante em antioxidantes como betacaroteno, flavonoides e ácidos fenólicos. Assim, todos eles trabalham para neutralizar os radicais livres nocivos responsáveis ​​por danos às células e por uma série de doenças graves. Como bônus, esses antioxidantes também aumentam a saúde óssea.

Suco de tomate hidrata

O alto teor de água do suco de tomate significa hidratação. Com isso, quando estamos hidratados, nossas articulações são lubrificadas, nossa pele está sendo nutrida e nossos folículos capilares são capazes de crescer de maneira saudável. Portanto, isso quer dizer que nossos hormônios e nossos órgãos são capazes de funcionar da melhor maneira possível. 

Suco de tomate emagrece?

Não existe milagre quando o assunto é emagrecer: é preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Porém, um estudo realizado com 106 mulheres de 20 a 40 anos e publicado no periódico British Journal of Nutrition demonstrou que o consumo diário de suco de tomate pode facilitar a perda de peso. Isso graças à presença do licopeno, substância antioxidante que reduz os processos inflamatórios que estão associados ao sobrepeso e à obesidade. O tomate também contém fibras, que facilitam a digestão, e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo. 

Já uma pesquisa realizada pela China Medical University, em Taiwan,envolveu 25 mulheres jovens e saudáveis que foram instruídas a ingerir cerca de 280 ml de suco de tomate diariamente por oito semanas e manter a rotina normal de alimentação e exercícios. Além disso, mesmo aquelas que não apresentaram perda de gordura tiveram redução na circunferência abdominal, nos níveis de colesterol e de inflamação.

Leia também: Kombucha emagrece?

Receita de suco de tomate

Ingredientes

  • 2 tomates sem pele e sem sementes
  • 100 ml de água
  • 1 colher de chá de salsinha

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Essa receita rende dois copos.

Leia também: Receita de suco detox para emagrecer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia