Suco detox: Benefícios e receitas para preparar em casa

O suco detox é um queridinho de quem deseja emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) . Além de ser um grande aliado da dieta, ele é repleto de benefícios para a saúde. Ele é nutritivo, refrescante e leve, por isso, é uma boa adição a qualquer cardápio.

Ainda, suas receitas podem variar, afinal, existe mais de um tipo de suco detox, porém, todos têm em comum reunir ingredientes com ação antioxidante e a capacidade de fortalecer a imunidade.

Mas, antes de mais nada, você sabe o que é uma dieta detox? Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada para adotar novos hábitos alimentares. A dieta de desintoxicação pode ser explicada dessa maneira. 

Assim, olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpoo programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, ou seja, laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

Portanto, o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece sem sacrifício. 

emagreça com jejum intermitente

Benefícios do suco detox

Cada suco detox tem seus ingredientes particulares e, por isso, promovem diferentes benefícios. Porém, todos têm itens em comum para serem considerados detox. Para garantir o efeito detox, o ideal é que sejam ingeridos entre 250 e 500 ml de suco por dia – de preferência sem adoçar.

Fortalecem a imunidade

Em geral, os sucos de efeito detox podem ajudar a fortalecer a imunidade. Portanto, são aliados da saúde e podem evitar doenças inflamatórias.

Protegem a saúde da pele

Não só, em especial os sucos detox que contêm frutas cítricas, como a laranja, e são ricos em vitamina C e betacaroteno, são ótimos para a saúde da pele. Por isso, entre seus benefícios, o suco detox pode ajudar a evitar o envelhecimento prematuro da pele, bem como o aparecimento de acne e de manchas.

Leia mais: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Previnem a anemia

Ainda, sucos detox também podem ser boas fontes de ferro, um mineral essencial para a saúde do corpo. Por exemplo, sucos que contêm beterraba são um excelente jeito de prevenir a anemia, ou seja, a falta de ferro na corrente sanguínea. Além disso, bons níveis de ferro no sangue ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Leia também: Como absorver melhor o ferro dos alimentos

Hidratante e previne a retenção de líquido

Por ser hidratante, o suco detox em qualquer variedade ajuda a prevenir a retenção de líquido no corpo. Dessa forma, ajuda a evitar o inchaço e o aparecimento de celulites. Por isso também, pode promover a sensação de perda de peso.

Diferentes receitas de suco detox para preparar em casa

suco concentrado néctar diferença suco detox: benefícios
suco concentrado néctar diferença

Suco purificante

A princípio, o suco purificante é ideal para quem deseja eliminar toxinas do corpo. Por exemplo, é uma boa ideia para a manhã seguinte à bebedeira, quando a ressaca bate.

Suco antioxidante

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, como a antocianina. Sendo assim, eles dão origem ao suco antioxidante, o qual fortalece a imunidade, bem como previne inflamações, protege a saúde do coração e mais. Ainda, esse é um suco rico em ferro, pois contém beterraba em sua composição.

  • 200 mL de água mineral
  • 1 xícara de frutas vermelhas congeladas
  • 50 gramas de beterraba
  • Gengibre e hortelã à gosto

Leia mais: Suco de beterraba é saudável?

Suco detox acelerador

Ainda, há um receita de suco detox que pode ajudar a acelerar o metabolismo. Não só, esse é um suco excelente para a imunidade, pois é fonte de vitamina C, presente no abacaxi, e propriedades anti-inflamatória, as quais fazem parte do gengibre e da hortelã. Por fim, também contém clorofila, a qual é naturalmente antioxidante, rica em magnésio, ajuda a prevenir a anemia e promove saciedade, portanto, ajuda a controlar o apetite.

  • 100 gramas de clorofila congelada
  • 1 ramo de hortelã
  • 300 ml de abacaxi em cubos
  • 1 colher de sopa de raspas de casca de limão
  • Gengibre ralado à gosto

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo