Suco de repolho: Benefícios e motivos para consumir

O suco de repolho pode parecer uma ideia pouco apetitosa, mas seus benefícios mudam a ideia de qualquer um. Afinal, o repolho possui ricas propriedades ótimas para a saúde, que também são potentes quando aproveitadas na forma de suco.

Repolho é um vegetal da mesma família que o brócolis e a couve-flor, por isso, é igualmente repleto de propriedades excelentes. Não diferentemente, o suco de repolho é repleto de nutrientes ótimos, como a vitamina C e a vitamina K, além de promover o melhor funcionamento intestinal.

Benefícios do suco de repolho

Fortalece a imunidade

Lotado de vitamina C e antioxidantes, o suco de repolho possui poder anti-inflamatório que promove o fortalecimento da imunidade, assim garantindo maior ação protetora por parte do sistema imunológica, o que dificulta que o organismo seja infectado ou fique doente. 

Assegura a firmeza e jovialidade da pele

Também devido ao seu poder anti-inflamatório, o suco ajuda a garantir que a pele permaneça com a aparência jovem e firme, pois os antioxidantes que compõem o repolho combatem a ação dos radicais livres no organismo, que são responsáveis pelo estresse oxidativo, que provoca o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de rugas e das marcas de expressão. 

Previne o câncer

Além disso, por conter grande quantidade de glucosinolatos em sua composição, o suco de repolho está associado ao menor risco de obter um diagnóstico de câncer. Resumidamente, os glucosinolatos são responsáveis pelo sabor de diversos vegetais crucíferos, inclusive o repolho, o brócolis e todos os tipos de couve. No organismo, quando metabolizadas, essas substâncias possuem grande potencial de prevenir a formação de tumores cancerígenos.

Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata

Combate a prisão de ventre

Rico em fibras, o repolho está associado à melhora do funcionamento intestinal. No caso do suco de repolho, isso não é diferente, pois o mesmo possui ação probiótica. Dessa forma, a saúde do intestino é altamente beneficiada. Não só, esse suco também pode beneficiar a saúde do estômago e inclusive ser usado no tratamento de úlceras estomacais. Por isso, ele também pode ser um grande aliado da perda de peso, pois ajuda a combater a sensação de inchaço.

Protege a saúde do coração

Como é o caso dos demais vegetais crucíferos, o consumo de repolho está associado à diversos benefícios para a saúde cardiovascular. Quanto ao suco, segundo um estudo promovido por cientistas japoneses, ele pode ajudar a melhor controlar o colesterol e até promover sua redução

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Como consumir 

O suco pode ser feito facilmente em casa. A fim de amenizar seu sabor forte, pode ser misturado com outros ingredientes, como cenoura, beterraba ou alguma fruta de sua preferência. 

Receita de suco de repolho

Ingredientes

  • 3 folhas de repolho
  • 1 1/2 litro de água filtrada
  • Mel

Modo de preparo

Lave bem as folhas do repolho e bata no liquidificador com meio litro de água. Em seguida, coe e reserve. Depois, acrescente o mel e gelo, mexa bem e sirva em seguida. Pode ser consumido até 200 ml desse suco ao dia. Mas, opte por prepará-lo na hora do consumo para que não perca as propriedades.

Leia também: Dieta da sopa de repolho para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri)

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo