Suco, concentrado e néctar: Qual a diferença?

A diferença entre suco, concentrado e néctar é uma incógnita para algumas pessoas, afinal, são coisas que podem facilmente ser confundidas. Apesar de parecidas, as três bebidas se diferenciam principalmente devido à forma como cada uma delas é processada.

Em geral, o processamento pelo qual as três bebidas passam é distinto. Ou seja, o néctar, por exemplo, é mais processado que o suco. Sendo assim, o suco é a opção mais saudável, pois passa por um processo mais leve e contém menor adição de produtos como conservantes e adoçantes. Portanto, a principal diferença entre o suco, o concentrado e o néctar diz respeito à adição de aditivos químicos.

Leia também: Qual a diferença entre o suco detox e o shot detox?

Suco x concentrado x néctar: Diferenças

  • Néctar: geralmente, contém adoçantes, corantes, conservantes e demais aditivos. Estudos apontam que seu consumo pode ter efeitos maléficos a longo prazo, especialmente devido à sua grande quantidade de açúcar;
  • Concentrado: o suco concentrado, também chamado de refresco, é diluído, por isso contém menor quantidade de polpa ou extrato da fruta. Sendo assim, é mais pobre em vitaminas e propriedades da fruta. Pode conter aromatizantes e corantes;
  • Suco: nem todo suco é integral e natural, porém, mesmo as versões industrializadas são uma melhor opção se comparadas ao concentrado ou ao néctar, pois, de forma geral, contêm menor adição de químicos (conservantes, corantes, aromatizantes e outros) e maior presença da fruta ou do extrato da frutas.
sucos
Sucos concentrados

Qual é a melhor opção?

Em resumo, a melhor opção é o suco, de preferência o natural. O suco, mesmo nas versões industrializadas, é preferível ao concentrado e ao néctar, pois contém maior presença de fruta e menor adição de aditivos químicos. Por isso, devido às diferenças entre as opções, o suco é a melhor escolha.

Por fim, consumo de frutas in natura apresenta várias vantagens quando comparado com o de suco, uma delas é o teor de fibras, maior do que a quantidade encontrada nos sucos.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo