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Guia dos melhores substitutos veganos para a carne

Por vezes, pensamos que encontrar substitutos veganos para a carne é um desafio. Mas é mais fácil do que parece. As opções são inúmeras, por isso, é sempre possível encontrar alguma que agrade ao paladar.

Assim, para continuar montando um prato nutritivo, saboroso e cheio de proteínas, é possível fazer algumas substituições para a carne. Confira:

Os melhores substitutos veganos para a carne

Tofu

O tofu é um alimento produzido a partir da soja cozida e fervida. Formado por blocos, assemelha-se ao queijo feito a partir do leite bovino. Entretanto, essa é uma opção 100% vegana. Sua textura pode variar, mas geralmente é mais leve e macia. Essencialmente, é uma excelente fonte de proteína e pode ser incluída em diversas receitas, visto que é um alimento versátil e com sabor neutro. 

Ainda, pesquisadores da Universidade da Nigéria concluíram que as crianças do Ensino Fundamental, durante um estudo, não só aceitaram se alimentar de tofu, mas gostaram muito do alimento e passaram a consumí-lo com frequência.

Leia também: Tofu é saudável?

Tempê

O tempê (ou tempeh) é também feito da soja, dessa vez fermentada. Na verdade, ele também pode ser feito a partir de feijões de diversas variedades e é um dos mais populares substitutos veganos para a carne, especialmente por ser uma fonte proteica muito boa e por poder ser preparado de muitas maneiras. 

Leia mais: Tempeh ou tofu: Qual proteína vegetal é mais saudável?

Seitan

O seitan é outro possível substituto para a carne. Diferentemente do tofu e do tempê, ele não é feito a partir da soja, mas sim do glúten. Sua origem se deu no continente asiático e é mais uma opção de proteína vegetal e 100% vegana. 

Quinoa

A quinoa é um grão integral já consagrado com um dos melhores e mais populares superalimentos. Além de ser uma boa fonte de vitaminas e fibras. Ela pode ser branca, preta ou vermelha, sendo todas as variedades igualmente nutritiva. 

Leia mais: Superalimentos: O que são e como incluir no cardápio

Leguminosas

Exemplos de leguminosas excelentes como substitutos veganos são o grão-de-bico e a lentilha. Ambas são altamente proteicas e abundantes em vitaminas, sendo assim, são muito benéficas para a saúde e ajudam no ganho de massa magra (hipertrofia). 

Outras boas opções de substitutos veganos são:

  • Proteína texturizada de soja;
  • Cogumelos;
  • Carne de jaca;
  • Hambúrgueres vegetais ;
  • Edamame.

Leia também: Edamame: O que é, benefícios e como consumir

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo