Sopa detox: Benefícios, ingredientes e como preparar

A sopa detox é, além de uma refeição nutritiva, fácil de ser preparada e ótima para a saúde. Geralmente preparadas com ingredientes e temperos de efeito desintoxicante, essa refeição ajuda a desinchar e também a emagrecer

Mas, antes de mais nada, você sabe o que é uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) detox? Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada para adotar novos hábitos alimentares. A dieta de desintoxicação pode ser explicada dessa maneira. 

Assim, olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpoo programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, ou seja, laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

Portanto, com a sopa detox, o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece sem sacrifício. 

emagreça com jejum intermitente

Sopa detox: Melhores receitas

Sopa verde detox

Primeiramente, a sopa verde é uma ótima fonte de vitaminas, bem como antioxidantes, os quais estão presentes nas folhas verdes, seu ingrediente principal. Ainda, ela pode ser considerada uma refeição detox, pois suas propriedades ajudam a “limpar” o corpo. Ou seja, previnem inflamações. Sendo assim, seu consumo pode fortalecer a imunidade. Abaixo, confira os ingredientes necessários para seu preparo:

Por fim, adicione alho e pimenta à gosto.

Leia também: Dieta líquida detox: O que é, como fazer, seus benefícios e riscos

Sopa detox de couve-flor

Ainda, a sopa detox de couve-flor é outra boa opção de caldo leve e nutritivo. Basicamente, ele é pouco calórico, pois seu ingrediente-base, a couve-flor, contém apenas 25 calorias a cada 100g. Além da couve-flor (serão necessários 300g para preparar a sopa), ela requer apenas 50g de cebola, ervas, azeite e sal para seu preparo. Por ser um creme e não uma sopa, seu preparo não requer água. Por isso, ele é mais denso.

Cenoura com laranja e cardamomo

Não só, outra combinação que rende uma ótima refeição é a junção da laranja com a cenoura e o cardamomo, um tempero similar ao gengibre. A princípio, esse é um caldo rico em vitaminas, em especial a vitamina C. Além disso, conta com propriedades termogênicas e antioxidantes. Sendo assim, é ótimo para a imunidade e pode acelerar o metabolismo, o que facilita a perda de peso. Ainda, é uma fonte de betacaroteno, um ingrediente ótimo para a saúde da pele.

Sopa de aspargos

Por fim, outra possibilidade é a sopa de aspargos, um caule comestível pobre em calorias e rico em nutrientes. Basicamente, rende uma refeição super nutritiva, pouco calórica, low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) e que leva apenas alguns minutos para ficar pronta.

sopa

Sopa detox de tomate e manjericão

sopas de 100 calorias

Ingredientes

  • Manteiga
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 500 g de tomate 
  • 4 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de manjericão

Modo de preparo

Esquente a manteiga em uma panela. Em seguida, junte a cebola, o alho e refogue-os até ficarem levemente dourados. Depois, adicione o tomate picado, o caldo de legumes e ferva. Por fim, cozinhe com a panela tampada por, aproximadamente, 10 minutos. Assim, acrescente o manjericão, bata no liquidificador até ficar um creme homogêneo e sirva.

Leia mais: 5 receitas leves e quentinhas para dias frios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo