Sono é um fator importante no combate ao coronavírus

Ter um sono de qualidade é fundamental para a saúde, pois restaura os tecidos, organiza a memória, fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios. Por outro lado, dormir mal aumenta as chances de desenvolver doenças.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) têm gerado medo e ansiedade nas pessoas, o que ocasiona pensamentos que consequentemente afetam a saúde mental e física, como alterações sono.

Quando dormimos, acontece a produção das células de defesa e manutenção do organismo. Além disso, nosso organismo também metaboliza os radicais livres, que recompõem as funções cardiorrespiratórias.

Segundo o Instituto do Sono de São Paulo, quem dorme menos de cinco horas por noite está 5 vezes mais propenso a desenvolver problemas de saúde, como resfriados e gripes. Portanto, não dormir o suficiente prejudica as respostas do sistema imunológico a diversas doenças, inclusive o coronavírus.

Assim, conclui-se que dormir bem e pelo menos sete horas por noite turbina a imunidade, tornando-se uma das principais formas de combater o COVID-19.

Como ter uma noite de sono melhor

Ter uma boa noite de sono de 7 a 10 horas, ajuda a aumentar a imunidade, sendo uma forma de combater o coronavírus. Veja a seguir algumas estratégias para dormir melhor.

  • Estabeleça horários para dormir e acordar: Ter uma rotina de sono é fundamental para estabelecer e manter o nosso ritmo biológico.
  • Não fique o dia todo no quarto ou de pijama: Levantar, abrir a janela e trocar de roupa mostra ao seu cérebro que o dia começou, melhorando sua produtividade durante o dia.
  • Evite dormir durante o dia: Isso pode alterar o seu ritmo biológico, o levando a desenvolver um quadro de insônia.
  • Diminua o uso de aparelhos eletrônicos: É importante desligar o celular e a TV antes de dormir, pois as luzes podem afetar o sono, impedindo que o cérebro relaxe.
  • Não consuma cafés e bebidas alcoólicas pela noite: Bebidas estimulantes e alcoólicas podem aumentar as chances de ter insônia. 
  • Exercite-se durante o dia: Praticar atividade física pode ser essencial para dormir melhor.
  • Medite: A meditação ajuda no equilíbrio e relaxamento do corpo.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo