Como lidar com a solidão durante a epidemia de coronavírus

Você não tem certeza de como lidar com a solidão provocada pelo isolamento durante o coronavírus? Quem está em quarentena, seja devido a suspeita de exposição, por estar em uma categoria de alto risco ou para ajudar a impedir a propagação do vírus, pode se sentir despreparado para os sentimentos que provavelmente surgirão. Entre eles, a solidão. 

Por mais que aqueles com doenças crônicas já estejam familiarizados com o que é enfrentar longos períodos de autoisolamento, a maioria de nós está acostumada a sair diariamente para trabalhar, estudar, ir à academia ou comer. Mesmo aposentados ou que não trabalham costumam fazer passeios, viagens ou visitar parentes e amigos. Assim, ter tudo isso paralisado de uma hora para outra pode ser chocante. 

Leia também: Como acalmar a ansiedade sobre o coronavírus

Solidão e isolamento social

Uma revisão sistemática de 2017 de 40 estudos, de 1950 a 2016, publicada na revista especializada americana Public Health, encontrou uma associação significativa entre isolamento social e solidão e piores resultados em saúde mental, bem como mortalidade por todas as causas. Por esse motivo, é importante colocar a saúde mental e bem-estar em primeiro lugar ao enfrentar um período de isolamento social.

É normal se sentir estressado ao ficar em um ambiente fechado e interagir menos com as pessoas, especialmente quando isso é adicionado ao estresse subjacente de se preocupar se vai contrair o vírus. Essa é a tempestade perfeita de fatores que podem levá-lo a se sentir mais ansioso e preocupado.

Mas, embora o distanciamento social se refira a evitar grandes reuniões de pessoas, mantendo-se a certa distância de outras pessoas em público e saindo apenas de casa em busca de itens essenciais, a boa notícia é que existem formas de superar o sentimento de solidão. 

Leia também: Coronavírus: Alimentos que fortalecem imunidade podem prevenir contaminação?

Qual é a melhor maneira de superar a solidão no período de isolamento?

Existem muitas estratégias que podem ser empregadas para garantir bem-estar e boa saúde mental. A maioria delas envolve encontrar maneiras de se distrair (manter-se ocupado) ou formas de se conectar com outras pessoas (apesar das circunstâncias).

A distração trabalha para ajudá-lo a evitar refletir sobre tudo o que está errado, que é um fator de risco para ficar deprimido. Dessa forma, assumir pequenos projetos ou encontrar outras formas de ocupar a cabeça podem ajudar a manter o humor.

Por outro lado, permanecer sociável de maneiras não tradicionais pode ajudá-lo a se sentir menos isolado e combater a solidão. Porém, se não podemos ir a lugares ou interagir socialmente com muitas pessoas nesse momento, o que fazer?

Abaixo estão algumas ideias sobre como gerenciar os sentimentos de solidão durante esses tempos.

Faça uma programação

Mesmo isolado em casa, tente manter uma programação regular o máximo possível. Embora a solidão pareça que nunca vai acabar, tentar fazer com que esses dias pareçam mais “normal” ajudará você a superar. Assim, se estiver trabalhando de casa, mantenha uma rotina de home office mais próxima do dia a dia que seguia no trabalho. Comece todos os dias com um plano de algumas coisas que fará, mantenha um diário diário sobre como está se sentindo e o que está fazendo e mantenha um registro de sintomas se estiver gerenciando doenças. Todos esses sistemas de rastreamento ajudarão você a se sentir proativo com a situação.

Mantenha-se informado

Em um estudo de 2020 publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, uma pesquisa online com 1210 entrevistados de 194 cidades da China mostrou que pessoas que tinham informações e conselhos de saúde atualizados sobre medidas de precaução tinham melhor funcionamento psicológico e resiliência.

Contudo, embora você não deseje alimentar ansiedade e medo por meio de atualizações constantes sobre o estado do vírus, manter-se atualizado com os mais recentes conselhos e informações de saúde pode lhe dar uma vantagem quando se trata de proteger sua saúde mental (e como resultado, reduzindo o impacto da solidão).

Fique ativo

Às vezes esquecemos que nossa saúde física e mental estão delicadamente entrelaçadas. Portanto, se você passar 14 dias sem fazer nenhum exercício, isso terá um efeito prejudicial na sua capacidade de lidar mentalmente. Abaixo estão algumas ideias de atividades domésticas que você pode continuar fazendo para se manter ativo.

  • Pratique exercícios de baixo impacto como alongamento, Tai Chi ou ioga. O aplicativo Workout pode ajudar você. 
  • Faça caminhadas pela vizinhança (ou caminhe em uma esteira, jardim ou na varanda se tiver uma e estiver preocupado em sair).

Faça algo significativo

Outro colaborador dos sentimentos de solidão pode ser uma perda de sentido. Se você sentir que não está apenas entediado, mas também como se estivesse perdendo o senso de si mesmo, uma perda de significado pode estar afetando você.

Todos nós queremos sentir que pertencemos a algo e que nossa vida tem importância, razão pela qual a incorporação de atividades significativas a cada dia é importante. Assim, mesmo que apenas por um curto período, fazer algo significativo dará um senso de propósito e identidade.

Somente cada um sabe o que criará significado na vida, mas abaixo estão algumas ideias para começar:

  • Inscreva-se em um curso online e faça um pouco de trabalho todos os dias
  • Crie uma árvore genealógica usando sites de genealogia
  • Inscreva-se para ser um voluntário online através das Nações Unidas

Conecte-se com outras pessoas

Talvez a melhor coisa que você possa fazer para combater a solidão durante esse período de isolamento seja conectar-se com outras pessoas de maneiras não tradicionais. Ainda que não seja possível visitar pessoalmente a família e os amigos, isso não significa que você não possa se conectar.

Você consegue pensar em alguma maneira imediata de manter contato com amigos e familiares? Se você se sente à vontade para usar a tecnologia, existem várias maneiras de manter contato. Se você preferir formas mais tradicionais de comunicação, ainda existem opções, como telefonar.

Também, publique nas mídias sociais ou responda às postagens de outras pessoas. Ou fique em contato por mensagens de texto ou mensagens instantâneas.

Encontre fontes de conforto

Descobrir maneiras de se confortar, mesmo quando estiver se sentindo sozinho, pode ajudar a melhorar a saúde mental. Você pode: 

  • Tomar um banho relaxante;
  • Concentrar-se em seu animal de estimação;
  • Cozinhar alimentos saudáveis;
  • Assistir a programas de TV favoritos;
  • Ler;
  • Tomar uma xícara de chá de ervas (camomila ajudará a relaxar);
  • Acender velas perfumadas (lavanda reduz o estresse);
  • Ouvir suas músicas favoritas de quando era adolescente ou criar uma lista de reprodução de músicas felizes;

Leia também: Como cuidar da saúde mental enquanto trabalha em casa

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.