Soja preta: Os benefícios que você precisa conhecer

Uma poderosa leguminosa, a soja preta é uma excelente fonte de proteína, mais nutritiva até mesmo que o feijão preto. 

Essa diferente variedade da soja, um grão tipicamente asiático, é mais comum em seu continente de origem, mas vem ganhando fama também no Brasil – principalmente devido às ricas propriedades. Tem gosto mais suave e é mais fácil de cozinhar que o grão amarelo. E se destaca também pela qualidade nutricional.

Como a variedade mais comum da soja, cujos grãos são amarelados, a soja preta é altamente proteica. Portanto, é muito querida por adeptos da plant-based. Não só, é abundante em fibras, vitaminas e minerais. Também, é especialmente rica em isoflavonas, um antioxidante flavonoide poderoso. 

Leia também: Proteína de soja é opção para substituir alimentos de origem animal

Benefícios da soja preta 

Ajuda na recuperação muscular 

Especialmente querida por vegetarianos e veganos, a soja é excelente para quem pratica esportes, pois ajuda na recuperação muscular. Sendo assim, graças à abundância em proteínas, ela auxilia na hipertrofia, ou seja, no ganho de massa magra. 

Melhora do funcionamento intestinal 

Graças à riqueza em fibras, a soja preta também promove a melhora do funcionamento intestinal. Sendo assim, facilita a digestão, o que pode tornar o processo de emagrecimento mais fácil e rápido. 

Favorece a saúde do coração

Sua riqueza em proteínas e antioxidantes também favorece a saúde do coração, prevenindo doenças como a pressão arterial elevada e possíveis infartos. 

Leia também: Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão

Como consumir 

Essa soja é tão versátil quanto a soja amarela e o feijão, por isso, pode ser servida das mais diversas formas e nas mais diferentes receitas, como:

  • Saladas
  • Sopas
  • Patês
  • Hambúrguer vegano
  • Cozida, substituindo o feijão 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo