Sódio faz bem? O que você precisa saber

O sódio é polêmico e só de ler seu nome, muitas pessoas se assustam. Entretanto, será que ele não pode fazer bem para a saúde ou necessariamente deve ser temido e evitado?

Afinal, o que é o sódio?

O sódio é um mineral que costuma ser presente em abundância em alimentos industrializados. Apesar disso, ele é encontrado na natureza e não é maligno, como muitos podem pensar que seja. Ao contrário, ele pode, sim, ser benéfico à saúde. Além disso, ele é necessário para a saúde.

Sódio pode fazer bem à saúde?

Certamente, sim. Isso, pois, é responsável por diversas funções no corpo, entre elas, a mais importante: juntamente com o potássio, ele equilibra a quantidade de água no organismo

O sódio é responsável por reter os líquidos, enquanto o potássio age na excreção dos mesmos. O equilíbrio entre os dois é ideal para a saúde. 

É, por isso, que o excesso de sal (sódio) no corpo é conhecido por provocar a retenção de líquido e, consequentemente, o ganho de peso e, possivelmente, o aparecimento de celulites. Entretanto, isso só ocorre quando ele é encontrado em excesso no corpo. 

Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Quem precisa consumir sódio? 

Em princípio, todo mundo. Entretanto, pessoas fisicamente ativistas, especialmente as mulheres, precisam ficar atentos ao nível de sódio para o organismo.  

A explicação para isso é a seguinte: o sódio pode ser a arma secreta de mulheres que praticam esportes de força, por exemplo, a musculação. Isso, pois esse mineral pode ajudar a evitar as dores que, muitas vezes, dificultam o treino. Não só, a presença dele impede a desidratação – um corpo hidratado é necessário para quem pratica atividades físicas, ainda mais aquelas de maior intensidade.

Prós e contras

Como tudo, há um lado positivo e um lado negativo. No caso, o lado negativo é que, quando consumido em excesso, o sódio pode ocasionar retenção de líquido, que tem suas consequências no corpo. Não só, pode acarretar doenças cardiovasculares graves, como a pressão arterial alta, e as tão temidas “pedras no rins”. 

Em contrapartida, é evidente que sua ingestão tem um lado positivo e não deve ser cortado por completo de nenhuma forma de dieta (emagreça com o Tecnonutri) .

Leia mais: Açúcar x Sal: O que é pior para o corpo?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo