Slackline: Como funciona e quais são os benefícios

Para quem gosta de ter variedade na rotina de exercícios físicos, o slackline pode ser uma ótima opção. O esporte trabalha o equilíbrio, concentração e a postura. Dessa maneira, o slackline consiste em se equilibrar em uma fita de nylon estreita e flexível, que é esticada em dois pontos fixos, como árvores ou postes. 

Também conhecido como corda bamba, o esporte surgiu em 1980, nos Estados Unidos, em campos de escalada. Mas o esporte ganhou mais visibilidade no Brasil em 2010, com o crescimento de centros de treinamento e aprendizado de slackline.

O slackline não é uma atividade de grande impacto, portanto, não há restrições e pode ser praticado por todos. Ao praticar a atividade por duas horas diárias, é possível perder calorias. Além disso, por exigir concentração, também pode contribuir para diminuir o estresse.

Benefícios

Melhora o equilíbrio

Para esportes como o slackline, o equilíbrio e a estabilidade são essenciais. De acordo estudos, a modalidade pode melhorar o controle postural e a capacidade de se manter equilibrado.

Leia também: Slide Board: O que é e quais são os benefícios

Previne lesões

Praticar slackline também pode ajudar a prevenir lesões nas pernas. Segundo cientistas da Universidade de Salzburgo, na Áustria, praticar este esporte aumenta a estabilidade das juntas dos joelhos. Então, pode ser útil para desenvolver o condicionamento físico, e também tratar lesões.

Fácil de ser usado

Além dos benefícios já falados, uma das maiores vantagens é que a fita é fácil de ser usada e pode ser levada para qualquer lugar. Dito isso, é um exercício divertido para praticar com os amigos e familiares.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo