Síndrome dos Ovários Policísticos: Melhores exercícios físicos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das doenças mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva, atingindo de 7% a 10% da população feminina. 

Dessa maneira, a Síndrome dos Ovários Policísticos consiste em um desequilíbrio hormonal. Assim, na maioria das vezes a causa é pelo excesso de estrógeno e testosterona ou pela redução de progesterona no nosso corpo.

Quem sofre de SOP sabe o quanto essa doença pode prejudicar a qualidade de vida. Geralmente, os sintomas incluem: queda de cabelo; acne;  dificuldades com a fertilidade; ganho de peso; aumento da ansiedade e depressão nos períodos menstruais.

Além disso, o distúrbio também pode aumentar 1,5% o risco de desenvolver doenças cardíacas. Como um infarto, por exemplo.

A boa notícia é que os exercícios físicos são uma ótima maneira de reduzir os sintomas. Segundo especialistas, o impacto da atividade física no corpo da mulher segura o avanço da doença. Dessa forma,  o tratamento se torna mais simples e diminui a necessidade de tomar remédios.

Exercícios para Síndrome dos Ovários Policísticos

Caminhada

A caminhada é uma das melhores alternativas para a SOP. Pois pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento. Portanto, se você não gosta de caminhar sozinha, chame algum amigo ou familiar para te acompanhar.

Natação ou hidroginástica

Exercícios dentro da piscina como natação e hidroginástica são fundamentais para melhorar os sintomas de SOP. Isso porque o corpo todo é trabalhado, especialmente as articulações. 

HIIT 

Devido ao fato de 70% das mulheres terem resistência à insulina, o aumento de peso é significativo. Por isso o HIIT pode ser uma ótima opção para trabalhar esse fator.

O treino HIIT (High Intensity Interval Training) é uma combinação de exercícios de alta intensidade que tem o objetivo de queimar calorias. 

Devido à alta intensidade, os treinos HIIT têm a característica de não durarem muito, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo.

Normalmente, os exercícios são feitos com o peso corporal.

Leia mais em: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo