Síndrome de Capgras: O que é e como identificar

A Síndrome de Capgras – ou delírio de Capgras – é um transtorno psicológico raro, que faz com que o paciente se convença de que amigos, familiares e companheiros foram substituídos por sósias ou impostores.

Os portadores da síndrome de Capgras são capazes de reconhecer o rosto e a voz dos entes queridos, mas, ainda assim, acreditam que eles são impostores. Embora exista o reconhecimento dos rostos, há uma invalidez dos sentimentos. Por exemplo, um filho reconhece o rosto da mãe, mas não tem o afeto que deveria por ela. 

Não há uma resposta exata sobre a origem da Síndrome de Capgras. Mas, acredita-se que que as causas do distúrbio podem estar relacionadas a lesões cerebrais – causadas por traumatismos cranianos – em regiões responsáveis pelo reconhecimento facial e as emoções. 

Uma das possíveis causas são problemas psicológicos como o complexo de Édipo, onde os filhos têm desejos amorosos e ciúmes de um dos pais, acreditando que o outro é um impostor. Além disso, também pode ocorrer de pacientes com Síndrome de Capgras apresentarem epilepsia ou doença de Alzheimer.

Leia também: Síndrome de Fregoli: O que é, sintomas e tratamento

Como identificar

Por ser um distúrbio difícil de diagnosticar, é essencial estar atento aos indícios que o indivíduo pode apresentar. Portanto, fique atento aos seguintes sinais:

Identificação falsa

O principal sintoma da síndrome se baseia na crença de que alguém próximo é um impostor. Desse modo, o paciente tem em mente que as situações ao seu redor se trata de um jogo de substituição, acreditando que um sósia assumiu o lugar da pessoa.

Leia também: Síndrome do jaleco branco: Você já ouviu falar?

Conflito emocional

Por acreditar que a pessoa próxima é um impostor, o portador da síndrome passa a rejeitá-la. Contudo, acaba surgindo o sentimento de culpa, pois mesmo que exista a crença de ser um sósia, há também o respeito pela pessoa verdadeira. Consequentemente, ocorre um conflito emocional.

Sensação de irrealidade

A sensação de que tudo está estranho ou irreal é frequente na Síndrome de Capgras. Os indivíduos acreditam que vivem em um ambiente projetado e situações manipuladas.

Tratamento

Além do acompanhamento com psicoterapeutas, o tratamento da Síndrome de Capgras também inclui medicamentos antipsicóticos, que deverão ser prescritos por um psiquiatra.

O tratamento adequado será realizado de acordo com a necessidade de cada paciente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo