Setembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio

Provavelmente você já ouviu falar sobre o Setembro Amarelo ou já viu cartazes, imagens e iluminações relacionadas a essa cor durante esse período. Mas, você sabe o significado desse movimento? O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a  prevenção ao suicídio. O movimento ocorre no mundo todo e, no Brasil, a campanha é divulgada desde 2014, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.

Leia também: Como lidar com a depressão durante a quarentena

Os casos de suicídio vem crescendo cada vez mais, especialmente em jovens. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 800 mil no mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, 96% desses casos estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Por isso, esse movimento é realizado para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação. 

Leia também: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão

Dessa maneira, as propagandas sobre a causa serão feitas com iluminações amarelas em monumentos e prédios como o Cristo Redentor, Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty, o estádio Beira-Rio, entre outros. Além disso, são feitos cartazes, pinturas, e as pessoas também usam camisetas e o laço amarelo em suas roupas.  

O objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento da saúde mental e dar mais visibilidade à causa. Pois, muitas pessoas sofrem em silêncio e por receio acabam não procurando tratamento. Portanto, é fundamental reconhecer os sinais, buscar ajuda profissional e, principalmente, ter o apoio de amigos e familiares durante esse período.

Você sabia?

No Brasil existe uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio. Trata-se do Centro de Valorização da Vida (CVV), associação sem fins lucrativos. Caso precise conversar, basta ligar para 188 ou acessar o chat no site da CVV. O telefone e o chat funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Leia também: Saúde mental: Porque ela é essencial para uma vida feliz

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo