Sementes de romã: Benefícios e como consumir

A romã é típica da região do Mediterrâneo e Oriente Médio. Assim como a polpa, as sementes de romã são também nutritivas e lotadas de benefícios. A fruta é muito usada para a preparação de aperitivos, sobremesas, temperos e drinques. Já as suas sementes podem ser uma excelente e nutritiva adição para saladas, sucos, molhos e demais receitas.

No interior da fruta encontra-se um verdadeiro tesouro: a semente. Cheias de boas propriedades, as sementes de romã se destacam por sua riqueza em antioxidantes, que beneficiam principalmente a pele. Não só, são fonte de ferro, zinco, magnésio, manganês, cálcio e vitamina C

Contudo, é importante não utilizar sementes amarronzadas ou amareladas (elas são adstringentes), somente as mais rosadas.

Benefícios das sementes de romã

Pele jovem

Abundante em vitamina C e antioxidantes, combatem a ação dos radicais livres no organismo. São eles os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, por isso, é possível afirmar que as sementes de romã ajudam a manter uma aparência jovial. Também, é por essa mesma razão que elas têm sido muito usadas na indústria de cosméticos, por exemplo, em produtos para tratamento de acne, para rejuvenescimento facial, alívio de irritações epidérmicas, hidratação e mais.

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Fortalece a imunidade

A vitamina C ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Também, ao combinar seu consumo com uma alimentação equilibrada, uma rotina regular de exercícios e demais alimentos antioxidantes, a semente pode trazer muitos outros benefícios para a saúde e para a qualidade de vida.

Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade

Ajuda no emagrecimento

Por ser fontes de ácido málico, que combate a vontade de comer doces, é possível dizer que as sementes ajudam no emagrecimento. Além disso, em 100 gramas do alimento você irá encontrar apenas 50 calorias.

Como consumir sementes de romã

  • Saladas;
  • Sucos, vitaminas e drinques;
  • Salada de frutas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo