Segurelha: Propriedades e benefícios da planta medicinal

A segurelha (ou satureja) é muito utilizada no tratamento de problemas gastrointestinais, mas também é famosa como tempero, especialmente na culinária francesa e da região mediterrânea.

Também, possui propriedades afrodisíacas (que afloram a libido) e medicinais, que podem ajudar no tratamento de aftas, feridas, picadas de insetos, problemas intestinais, diarreia e dor de garganta.

Como a segurelha pode beneficiar a saúde

Ajuda no tratamento de diversas doenças

A princípio, a segurelha é mais conhecida por suas propriedades medicinais, É utilizada nos casos de anginas, bronquite, diarreia, espasmo, estômago, feridas, cólica, amigdalite, indigestão, flatulência e como estimulante de apetite.

Protege a saúde do coração

A planta é fonte de potássio, que é importante para a saúde do sistema cardiovascular. Em resumo, esse mineral ajuda a regular a pressão arterial e beneficia o metabolismo como um todo.

Ajuda na digestão

Ainda, graças às suas propriedades, o tempero auxilia no tratamento de problemas digestivos, portanto, ajuda na digestão, além de ajudar na eliminação de gases e a combater cólicas.

Leia mais: Ruibarbo: Benefícios da planta medicinal asiática

Imunidade fortalecida

De ação anti-viral, bem como anti-fúngica e anti-inflamatória, é possível dizer que essa é uma planta ideal para fortalecer a imunidade, afinal, ajuda a prevenir que diversas doenças prejudiquem o organismo.

Como utilizar a segurelha

Leia também: Assa-fétida: Os benefícios da planta medicinal milenar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo