Segurelha: Benefícios e como usar a erva

Talvez você conheça a segurelha-anual simplesmente como segurelha ou como satureja. Ela é auma planta similar ao tomilho e que contém propriedades medicinais que podem beneficiar a saúde ao ser usada como remédio natural. É diferente da segurelha-de-verão, apesar de pertencerem à mesma família.

Além disso, também é comumente usada na culinária, principalmente para temperar carnes. Ela é comum na Dieta Mediterrânea, pois é típica da região – apesar de sua origem ser asiática. Seu cultivo na Itália também é popular.

Propriedades da segurelha

A planta aromática possui em sua composição propriedades de ação digestiva, expectorante, bem como antisséptica. Ainda, é uma planta afrodisíaca, ou seja, que estimula a libido.

Leia também: Especiaria e erva aromática: Qual a diferença?

Benefícios da segurelha para a saúde

Ajuda na cicatrização

Se aplicada sobre a pele, a segurelha pode ajudar na cicatrização, acelerando o processo. Além disso, ajuda a evitar infecções e inflamações cutâneas.

Leia mais: Alimentos que ajudam na cicatrização

Protege a saúde bucal

Ela pode proteger a saúde bucal, pois promove efeito antisséptico. Ou seja, ajuda a evitar o acúmulo de agentes bactericidas que poderiam causar malefícios para a saúde da boca, bem como dos dentes.

Em resumo, seu poder de antissepsia deve-se ao alto teor de carvacrol que contém em sua composição. Basicamente, o carvacrol inibe o crescimento de bactérias.

Leia também: Como a saúde bucal influencia na saúde emocional

Controla o funcionamento do intestino

Não só, a planta também ajuda no funcionamento do intestino, pois ajuda a evitar diarreias. Sendo assim, seu consumo pode ajudar a regular melhor a atividade intestinal. Ela também pode acalmar o estômago.

Leia mais: Comer abacate todo dia faz bem para o intestino, diz estudo

Como consumir a segurelha

  • Tempero para carnes
  • Em sopas e caldos
  • Na culinária italiana (em massas, por exemplo)
  • Na massa do pão
  • Em tortas e quiches
  • Como chá

Leia mais: Chá de orégano: Benefícios e como fazer a bebida

Como fazer o chá de segurelha

Coloque 2 colheres de sopa de segurelha para cada 1 litro de água. Em seguida, coloque a água no fogo e espere o momento de fervura. Quando a água estiver fervendo, desligue. Tampe o recipiente e abafe a infusão por cerca de 10 minutos. Por fim, sirva quando morno.

Leia também: Chá de tomilho: Conheça os benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo