Porque você deve se exercitar para aliviar o estresse

Sentir estresse é algo comum do ser humano. No entanto, o estresse excessivo pode causar efeitos negativos na saúde, como dores de cabeça, insônia, ansiedade, ganho de peso, dores musculares, irritabilidade e dificuldade de concentração. Para aliviar o estresse, existem diversas técnicas, uma delas é você se exercitar.

O exercício físico melhora fluxo sanguíneo e a capacidade do corpo de usar oxigênio. Além disso, também aumenta a produção de endorfinas no cérebro, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e euforia que muitos experimentam após o exercício.

Quando você pratica exercícios também promove a saúde de outras formas. Dessa maneira, ao melhorar seu bem-estar físico e a saúde do coração, você se sentirá menos estressado. Ao se exercitar, é possível afastar a mente de preocupações. Isso porque os movimentos promovem o foco apenas no corpo, o que ajuda a proporcionar calma e clareza.

Dito isso, outro fator que também ajuda a reduzir o estresse são os comportamentais. Assim, à medida que você começa a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) e criar músculos, a força e resistência aumentam e a autoestima melhora.

Leia também: Exercícios ajudam a aliviar o estresse nas crianças

comer bem e cuidar da mente

Atividades que auxiliam na redução do estresse 

Para atingir suas metas semanais de exercícios e ainda ter o bônus de se sentir menos estressado, você pode optar por esses exercícios aeróbicos:

Você também pode escolher outras maneiras de se acalmar e dar à mente tempo para relaxar e desacelerar um pouco:

Se você está começando a se exercitar agora, peça orientações ao seu médico sobre quais formas de exercícios são adequadas. Desse modo, ele irá ajudá-lo a desenvolver uma rotina de exercícios segura e eficaz.

Leia também: Exercícios de gratidão que diminuem o estresse e aumentam a imunidade

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo