Como cuidar da saúde mental dos idosos durante o coronavírus

A crise do coronavírus vem afetando toda a população. Estar em quarentena por mais de um mês não é nada fácil, pois o estresse aumenta e o convívio com a família por 24 horas também pode ser complicado. No entanto, para os idosos isso pode ser ainda mais complexo.

Os idosos fazem parte do grupo de risco. Contudo, além do cuidado com a prevenção da doença, também é importante cuidar da saúde mental das pessoas mais velhas. Isso porque durante o isolamento social, eles podem se sentir solitários e com ansiedade.

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Portanto, se você está cuidando de um ente querido que seja mais velho e está preocupado, saiba como mantê-lo protegido e calmo para lidar com a quarentena.

Manter-se conectado

Os idosos sentem muita falta de conversar. Por isso, é interessante ensiná-los a utilizar aplicativos e redes sociais que irão facilitar o contato com amigos e familiares. Opte por aplicativos de chamada de vídeo para a interação ser mais “real”.

Mantenha os idosos envolvidos

Dar uma distração aos mais velhos também é uma ótima maneira de ajudar na saúde mental. Pense em analisar e organizar fotos antigas e recordações juntos ou até mesmo cozinhar aquela receita favorita da família. 

Consumo de notícias

Quanto mais as pessoas vêem as notícias sobre o coronavírus, mais a preocupação aumenta e pode sobrecarregar a saúde mental dos idosos. Limitar o consumo das informações nesse período é muito importante. O recomendado é que eles pratiquem outras atividades durante a quarentena. 

Grupos nas redes sociais

Nas redes sociais existem diversos grupos com temas que possam interessar pessoas da terceira idade. Busque um grupo que aborde um tema da preferência do idoso. Assim, haverá maior interação social e distração.

Dançar

Dançar pode ser uma ótima distração para a saúde mental. Além disso, os movimentos utilizados numa dança podem contribuir para melhora na força muscular e funcionamento circulatório.

Leia também: A importância de manter uma rotina durante a quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo