Saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta

Você já sabe que manter uma alimentação equilibrada faz bem à saúde do corpo. Mas, muito além disso, ela proporciona também um estado emocional mais saudável. Nesse sentido, a saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta (emagreça com o Tecnonutri) e questões de alimentação em geral. Foi o que concluiu um estudo conduzido pela Universidade Binghamton, nos Estados Unidos.

Saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta: Como foi o estudo

A análise investigou os diferentes grupos de alimentos que estão associados ao sofrimento mental em homens e mulheres com 30 anos ou mais. Além disso, estudou os padrões alimentares em relação à frequência de exercícios e à saúde mental. Assim, os resultados sugerem que a saúde mental da mulher é mais afetada pela dieta do que a dos homens. 

O estresse mental e a frequência de exercícios foram associados a diferentes padrões alimentares e de estilo de vida, o que dá suporte ao conceito de personalização da dieta e do estilo de vida para melhorar o bem-estar mental.

“Encontramos uma relação geral entre uma alimentação saudável, seguir uma dieta saudável, exercícios e bem-estar mental”, disse Lina Begdache, uma das autoras da pesquisa. 

Por outro lado, o estudo identificou que para padrões alimentares não saudáveis, o nível de sofrimento mental era maior nas mulheres do que nos homens. Ou seja, confirmou que as mulheres são mais suscetíveis a comer de maneira pouco saudável. 

“Fast food, pular o café da manhã, cafeína e alimentos com alto índice glicêmico estão todos associados ao estresse mental em mulheres “, disse Begdache. “Da mesma maneira, frutas e vegetais estão associados ao bem-estar mental’. 

Comidas poderosas para a saúde mental

A natureza está cheia de alimentos que podem ajudar a equilibrar nossas emoções. Ou seja, nutrientes como magnésio, potássio, vitaminas C e do complexo B, por exemplo, ajudam a regular o sistema nervoso, reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono.

Esse superpoder vem do fato de que muitos alimentos têm ligação direta com a produção e estímulo de neurotransmissores. Assim, o trabalho desses mensageiros químicos é estimular a comunicação entre as células do corpo, agindo de forma direta no humor. 

Leia também: Como ter mais ânimo para malhar

Você já deve ter ouvido falar nos três neurotransmissores mais famosos: serotonina, dopamina e noradrenalina. 

O primeiro aciona a sensação de bem-estar, trabalha nas emoções e atua como sedativo e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina respondem pelo ânimo, energia e disposição.

E quais são os alimentos que disparam essas substâncias? As mais conhecidas são os aminoácidos como triptofano, tiramina e tirosina, os carboidratos, o ácido fólico, o cálcio, o selênio e os ácidos graxos. “Comidas mais ricas nesses nutrientes são importantes para a sensação de bem-estar. Pois, de forma geral, estamos falando de chocolate e açúcar. Mas, podemos optar por alimentos menos calóricos e mais saudáveis como a banana e o cacau”, afirma Graziela Ferreira, coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário IESB.

A dica, entretanto, é ter uma alimentação equilibrada, que contemple diferentes grupos alimentares e focada em comida de verdade – o que significa mais alimentos in natura e menos processados. “Pois, é isso que vai ajudar você a ter uma vida mais saudável e feliz”, finaliza Graziela. 

Alimentos amigos do bem-estar

  • Ovos: ricos em vitaminas do complexo B, colaboram para o bom humor.
  • Carnes magras e peixes: além do alto valor proteico, fornecem triptofano, importante na luta contra a depressão. Dessa maneira, invista em peixes como atum e salmão, que contêm ainda ômega-3.
  • Castanhas: fontes de selênio, um importante antioxidante. Pois, atua sobre sintomas de depressão e diminui efeitos do estresse. 
  • Banana: oferece boas quantidades de dopamina, o hormônio do prazer.
  • Chocolate amargo: impossível não lembrar dele quando se fala em melhora do humor. Contém magnésio, que reduz o estresse e relaxa o sistema nervoso.
Dieta simples e barata para emagrecer

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.