fbpx

Sarcopenia: O que é, sintomas e como evitar

A sarcopenia tem a ver com a redução da massa muscular e força associadas à idade. Um processo que faz parte do envelhecimento e é responsável – em partes – pela perda da qualidade de vida na terceira idade. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos. 

Assim, é inevitável perder massa muscular ao envelhecer. Porém, a sarcopenia pode também ser causada por doenças que ocorrem frequentemente em pessoas mais velhas, por alterações hormonais e fisiológicas e ainda pelo sedentarismo e má alimentação.

Leia também: Óleo de peixe como aliado da construção muscular

O envelhecimento promove uma lenta e progressiva acidose que desencadeia um maior desgaste muscular, contribuindo para as quedas e fraturas nos idosos.

Segundo o personal trainer Giulliano Esperança, de São Paulo, a condição costuma ser maior entre as mulheres por conta de questões hormonais. Assim, mulheres perdem, em média 5 a 10% de força por década, a partir dos 50 anos isso se torna ainda maior. Uma pesquisa identificou que a perda de massa muscular feminina pode ser de 25% aos 70 anos. 

Sintomas

  • Perda de força;
  • Aumento de gordura corporal;
  • Dores e dificuldade em executar atividades que antes eram simples;
  • Problemas metabólicos;
  • Aumento de pressão arterial e cansaço.

Como evitar

Mexa-se. O corpo precisa de movimento para manter o músculo. Portanto, é essencial a prática de exercícios físicos, além de seguir uma alimentação saudável. Foi feita uma pesquisa com 384 homens e mulheres com 65 anos ou mais, com o intuito de encontrar a relação entre o consumo de frutas e vegetais e o percentual de massa magra, durante 3 anos. Os indivíduos que tinham dietas ricas em potássio, conseguiam 1,7 quilos a mais de massa magra. Um ótimo resultado, visto que isso praticamente neutraliza o efeito da perda de uma década.

Então, opte por ter um sono de qualidade, tenha uma dieta balanceada e busque monitorar sua saúde.

Leia também: 4 dicas para evitar dor muscular depois do treino

Fonte: Giulliano Esperança, Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP,.

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo