Saponinas: O que são, benefícios e principais fontes

Saponinas são um grupo diverso de compostos biorgânicos presentes em toda a natureza. Elas apresentam também diversos nutrientes essenciais para a saúde do organismo e que fazem parte da composição alimentos consumidos no dia a dia, como feijão.

Além disso, atuam como estimulantes, fortalecedoras da imunidade, além de ajudar na produção e controle hormonal e na regulação do colesterol.

Benefícios da saponinas

Controla o açúcar no sangue

As saponinas ajudam a controlar a glicemia, ou seja, a controlar o nível de açúcar (glicose) no sangue, o que é benéfico para diabéticos. Além disso, atua na proteção do metabolismo e do fígado.

Leia também: As melhores oleaginosas para quem sofre de diabetes

Imunidade fortalecida

Também estimulam a imunidade, pois agem como antioxidantes. Assim, tornam o sistema imunológico mais forte e mais eficientemente protetor.

Colesterol sob controle

Além de controlar o sangue, trabalham para controlar o colesterol, especialmente o colesterol ruim (LDL). Portanto, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Leia também: Faseolamina: A proteína do feijão branco e seus benefícios

Alimentos ricos em saponinas

Os compostos estão presentes em grãos, leguminosas e em brotos comestíveis, como o broto de feijão. Não só, algumas plantas medicinais ou ervas como a Tribulus Terrestris também são ricas fontes desses compostos orgânicos.

Por fim, o broto de abóbora, de girassol, de brócolis e de bambu são ricos em saponinas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo