Salsaparrilha: Para que serve e como preparar o chá

A salsaparrilha é uma planta medicinal de raízes grossas e folhas ovais, mas seus frutos são o que mais chamam a atenção: são pequenas bagas vermelhas que contêm grande quantidade de sementes. Entre suas propriedades, a planta se destaca por sua abundância em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias de forma geral.

Para fins medicinais, suas raízes são as partes mais utilizadas da planta, principalmente graças à presença de propriedades anti-inflamatórias na raiz, que podem beneficiar especialmente a saúde e a aparência da pele.

Benefícios da salsaparrilha

Combate inflamações no corpo

A salsaparrilha é naturalmente anti-inflamatória e, por isso, pode prevenir inflamações no corpo (de forma que a imunidade seja fortalecida). Assim, é possível combater o estresse oxidativo, que é provocado pelo radicais livres e causa o envelhecimento precoce e, por vezes, o surgimento de tumores cancerígenos, além de outras doenças.

Protege a saúde da pele

Essa planta promove ação depurativa, ou seja, ajuda na eliminação de toxinas. Por isso, atua para evitar problemas na pele, como o aparecimento de acne e demais condições dermatológicas, como a psoríase, como demonstrado em um estudo desenvolvido na Universidade de Pequim, na China.

Leia também: Está com acne na vida adulta? Sua pode ser culpada

Previne doenças relacionadas aos ossos

Pode auxiliar no tratamento da gota (articulações), bem como reumatismo (ossos e músculos) e artrite (ossos). Sua ação depurativa ajuda a prevenir inflamações nas articulações e o acúmulo de ácido úrico – o que causaria a artrite, por exemplo.

Leia mais: Articulações: Saiba como mantê-las saudáveis

Protege a saúde do fígado

Uma vez que essa planta ajuda a eliminar as toxinas do corpo, ela beneficia a saúde do fígado, pois esse é o órgão responsável pela desintoxicação do organismo.

Leia mais: Alimentos para limpar o fígado

Ajuda a prevenir o câncer

A planta pode ajuda a prevenir certos tipos de câncer, como demonstra um recente estudo desenvolvido na China. Em resumo, suas propriedades ajudam a inibir a formação de tumores e o desenvolvimento da doença.

Modos de utilizar a salsaparrilha

  • Chá
  • Garrafada
  • Extrato em pó ou líquido
  • Cápsulas e comprimidos

Como fazer o chá de salsaparrilha

Para fazer o chá, será necessário cerca de 2 colheres de sopa de raiz de salsaparrilha, preferencialmente seca. A água (250 ml) deve ser fervida e após alguns minutos a bebida estará pronta.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo