Saco búlgaro (bulgarian bag): O que é e benefícios

O saco búlgaro – também chamado de bulgarian bag – é um equipamento fitness utilizado para auxiliar no treinamento de luta livre ou esportes de combate. 

Criado pelo búlgaro Ivan Ivanov, o saco búlgaro é uma ferramenta em forma de meia-lua, feito com câmara de pneu de trator ou caminhão. Dessa maneira, ele é composto por areia e confeccionado com lona resistente. O peso pode variar entre 3 kg para iniciantes e 34 kg para atletas experientes. 

Leia também: Treino de 20 minutos usando apenas a escada de casa

Ainda é um equipamento recente no Brasil, por isso, pouco utilizado. Mas ele vem ganhando conhecimento cada vez mais, o que é um grande passo para ter mais um acessório

Assim, o saco búlgaro é uma ótima maneira de trazer mais variedade em seus treinamentos, a fim de diversificar. Além disso, com este acessório é possível realizar diversos exercícios em diferentes posições, o que ajuda a trabalhar todos os grupos musculares do nosso corpo.

Leia também: Crossfit: Exercícios que você pode fazer sem sair de casa

O bulgarian bag é um acessório muito versátil, você pode optar por utilizar tanto em casa quanto na academia. No entanto, é necessário ter alguns cuidados antes. Se você pegar um peso maior do que o seu corpo aguenta, o risco de ter lesões é alto. Portanto, busque ter um educador físico ao seu lado, para te instruir sobre os melhores exercícios de acordo com suas limitações.

Leia também: Colete de peso: Saiba como utilizar o acessório fitness

Benefícios do saco búlgaro

O saco búlgaro possui diversos benefícios, se você ficou interessado em utilizá-lo, veja as principais vantagens:

  • Versátil: Pode ser usado de diversas maneiras, seja para exercícios aeróbicos ou de força e resistência;
  • Super prático: Você pode levar o saco búlgaro com você para qualquer lugar, até mesmo ao ar livre;
  • Aumenta a força muscular: Como dito anteriormente, esse acessório trabalha todos os grupamentos musculares. Ademais, beneficia os ganhos de hipertrofia e de massa muscular.

Leia também: Caneleira: Benefícios e como usar o acessório

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo