Rolo de jade: O acessório de massagem facial

Já ouviu falar no rolo de jade? Você já deve ter visto em lojas de produtos de beleza ou nas redes sociais um rolinho feito da pedra jade que age como massageador facial. Se no Brasil o rolinho de jade é uma mania recente, na China eles datam do século VII. Mas, certamente estão mais modernos do que nunca. 

Nos últimos anos, eles se transformaram de um dispositivo de cuidados com a pele um tanto misterioso para um item obrigatório para os viciados em beleza e massagem. Faz sentido. Seguindo a tendência de cura com cristais e pedras, esses rolinhos prometem resolver uma série de problemas de pele comuns, incluindo rugas e inchaço. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o rolinho de jade.

O que é o rolo de jade?

Também chamado de face roller ou facial roller, o rolo de jade é um pequeno acessório para o rosto feito da pedra jade, que pode variar da cor verde ao turquesa. 

Leia também: Alimentos mais potentes para a beleza do que qualquer nutricosmético

Ele tem sido usado como uma ferramenta de cuidados com a pele há séculos na China, onde o jade é comumente encontrado, mas há alguns anos ressurgiu com desenho e função mais sofisticados, e conquistou as prateleiras de produtos de cuidados com a pele. 

Além do rolinho principal, alguns rollers também contam com uma segunda pedra de tamanho menor para ser usada em áreas específicas, como na região dos olhos. Prático, o instrumento coloca em evidência uma categoria de tratamentos que está ganhando cada vez mais atenção nos últimos tempos, a dos cosméticos naturais.

O poder da jade é, em parte, porque é uma pedra refrescante e não porosa – o que significa que não retém bactérias. Também, é uma pedra calmante, e acredita-se que ajude a aliviar a tensão no rosto. Embora possam ser encontrados rolos faciais feitos de outros materiais com naturezas semelhantes, como quartzo rosa, acredita-se que a versão do rolinho jade tenha propriedades curativas e espirituais únicas, uma vez que ela é conhecida como a pedra da eterna juventude

O acessório custa, em média, 35 reais, e pode ser encontrado em farmácias e lojas de cosméticos.

rolo de jade

Benefícios do rolo de jade

Os rolos faciais reduzem o inchaço facial, pois ajudam a descongestionar o líquido encontrado nos canais linfáticos do rosto. Quando se trata de eliminação de rugas,o acessório pode ser útil, pelo menos a curto prazo. O uso de um rolo de jade para massagear a pele estimulará a circulação no rosto, o que diminuir a aparência de linhas finas. Ainda assim, não espere resultados do tipo Botox.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

De bônus, seu uso após a aplicação de outros produtos, como séruns, cremes e hidratantes, pode ajudar a aumentar a penetração de ingredientes ativos na pele. 

Infelizmente, quando se trata de outros benefícios, como diminuir os poros ou eliminar olheiras genéticas, um rolo de jade provavelmente não trará resultados. 

Como usar

Existe uma maneira correta de usar um rolo de jade para garantir que você esteja colhendo todos os benefícios dos cuidados com a pele. Confira: 

  • Comece no meio do rosto, descendo o pescoço para ajudar a promover o fluxo linfático.
  • Certifique-se de rolar para cima e para fora, a fim de tirar o líquido do rosto. 
  • Não esqueça de áreas como os lábios e pescoço, que podem mostrar sinais de envelhecimento.
  • Certifique-se de aplicar uma pressão suave, mas consistente. Se doer, você está pressionando demais.
  • Use-o de manhã ou à noite – e mantenha-o limpo com sabonete neutro e água morna.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.