Como se manter resiliente durante o isolamento social

Estamos vivendo uma pandemia global, e fortalecer a resiliência nunca foi tão importante. Com o tempo surgem as incertezas, o medo e a ansiedade. Portanto, é crucial cuidar da saúde mental e se manter resiliente durante o isolamento social.

A resiliência está relacionada com a capacidade do ser humano de lidar com os problemas e superar momentos difíceis. Para muitos, pode ser difícil ser resiliente e ter pensamentos positivos em meio à crise atual que estamos vivendo. Mas a boa notícia é que existem maneiras de tornar o tempo de isolamento social “melhor”, principalmente para a sua saúde mental.

Fique em casa

Ficar em casa é a principal recomendação do governo para conter a aglomeração de pessoas e propagação do vírus. Então, antes de se concentrar no seu crescimento pessoal e no alívio da ansiedade, você deve seguir o protocolo necessário para se manter fisicamente seguro.

Leia também: Entenda como a bondade pode ajudar a aliviar a ansiedade

Limite o consumo de notícias

Somos bombardeados com notícias sobre o coronavírus em todos os meios de comunicação. Por isso, é importante limitar este consumo de informações apenas para nos mantermos por dentro.

Sabemos que a crise ainda está ocorrendo, que devemos ficar em casa e lavar as mãos e que provavelmente a pandemia durará um tempo. As fontes de informação estão constantemente expondo assuntos sobre o vírus, o que pode causar ainda mais frustração e ansiedade.

Em vez disso, fique com as notícias que podem mudar o que você deveria fazer no dia a dia. Assim, evitará- sentir a sobrecarga de informações que está afligindo tantas pessoas. 

Faça o que puder pelos outros

Ajudar as pessoas próximas também é importante para se manter resiliente. Por exemplo, veja o que pode fazer para um vizinho em risco limitar o número de vezes que ele precisa sair de casa. Faça o que puder e estiver no seu alcance, como comprar mantimentos ou remédios. 

Leia também: Como manter a família ativa durante a quarentena

Mantenha as pessoas seguras

Pode ser difícil, especialmente se estiver lidando com um parceiro ou membro da família que não está levando o coronavírus tão a sério. Mas, aconselhe seus familiares a não sair de casa e promova chamadas de vídeo se algum membro quiser visitar alguém, para garantir que eles estejam recebendo conexão social suficiente.

Concentre-se em como pode ser produtivo

Pense em como pode usar esse tempo para o crescimento pessoal. Uma maneira de obter significado dessa experiência é ser positivo sobre como esse tempo pode ajudá-lo a ser produtivo com menos interrupções ou distrações.

Dessa maneira, é uma oportunidade de refletir e começar algo novo que você tenha vontade de uma maneira divertida.

Leia também: Exercícios de gratidão que diminuem o estresse e aumentam a imunidade

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo