Repolho: Benefícios e propriedades do vegetal

O repolho é querido por muitos, especialmente pelo sabor agradável e versatilidade, podendo ser adicionado a diversas receitas. Não só, suas propriedades são excelentes e propiciam diversos benefícios à saúde.

Um dos vegetais mais utilizados na culinária, ele pode ser ingerido cru, bem como cozido. Não só, é extremamente rico em nutrientes. Assim, seu consumo certamente é recomendado.

O vegetal é rico, principalmente, em vitamina C. Não apenas, outras vitaminas o compõe e enriquecem, como a vitamina A e a B6, que favorece a respiração das células e, além disso, ajuda no metabolismo das proteínas. Outras vitaminas do complexo B também podem ser encontradas em sua composição. Ademais, ajuda na redução da retenção de líquidos.

É abundante, também, em diversos nutrientes: potássio (especialmente no repolho roxo), fósforo, selênio, ferro e folato. Também, é cheio de fibras e antioxidantes.

Leia mais: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta (emagreça com o Tecnonutri)

Benefícios do repolho

Introduzido no Brasil pelos imigrantes alemães, que consomem o repolho especialmente no chucrute, o vegetal fermentado em conserva, ótimo para o funcionamento do intestino

Sistema imunológico forte

Rico em vitamina C e em antioxidantes, é indicado para manter o sistema imunológico forte e resistente. Por esse mesmo motivo, é ótimo para a pele, mantendo-a jovem e firme. 

Evita problemas no estômago

O repolho faz com que a bactéria H. pylori não se aloque no estômago e evita que a mesma se prolifere no órgão. Desse modo, impede que a gastrite se manifeste. 

Prevenção de diversas doenças

Abundante em antioxidantes, bem como em diversos minerais, pode prevenir doenças como: pressão arterial elevada, artrose, problemas no intestino e, especialmente, condições cardíacas.

Leia também: Dicas de como assar vegetais

Como consumir repolho

Felizmente, o repolho é, além de tudo, muito versátil e pode ser consumido de muitas maneiras, como: 

  • Sopas
  • Chucrute
  • Saladas
  • Kimchi
  • Refogado
  • Charuto de repolho
Sopa de repolho tradicional

Leia mais: Sopa de legumes para emagrecer: Receitas com até 100 calorias

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo