Como fazer o seu relacionamento melhorar durante a quarentena

Estamos em quarentena devido a pandemia do novo coronavírus. O impacto do isolamento social está afetando a vida de muitas pessoas – e também o relacionamento amoroso.

Em tempos como esse, é comum ficar mais ansioso, entediado ou com medo. Afinal, não existe uma data certa para tudo voltar ao normal. Assim, chega um momento em que estar junto durante o dia todo é estressante para qualquer casal.

Portanto, se você deseja manter um bom relacionamento com seu parceiro durante a quarentena, saiba que existem maneiras de contornar o estresse.

Veja o isolamento como uma oportunidade de se aproximar

Embora você possa não ter mais o desejo intenso de ser inseparável neste momento do seu relacionamento, ainda pode vê-lo como uma oportunidade de se (re)aproximar.

Vocês terão tempo de sobra para conversar e se conhecer em um nível mais profundo. Além disso, aproveitar para conversar sobre outras coisas que não o coronavírus. Discuta seus objetivos futuros e todas as lições que aprendeu ao ficar em quarentena.

Ajudar o outro a lidar com as emoções

A quarentena está provocando muita emoção. Você pode encontrar-se rindo em um minuto e chorando pouco tempo depois. Isso é normal do ser humano quando acontece uma situação estressante e desconhecida como a quarentena.

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Dito isso, é importante ajudar um ao outro nesse período. Assim, em vez de minimizar os sentimentos do seu parceiro, diga coisas como: “Eu sei que essa é uma situação assustadora”. O fato de saber que você está ouvindo pode proporcionar uma grande sensação de alívio ao seu parceiro.

Concentre-se em ser gentil e respeitoso

Estabeleça como objetivo tratar o seu parceiro com gentileza. Peça desculpas quando for indelicado e perdoe seu parceiro por ser rude às vezes também.

Lembre-se de que, embora não haja muitas coisas que você possa controlar quando estiver em quarentena, algo que pode ser controlado é como trata as pessoas. 

Pratique habilidades de enfrentamento saudáveis

Ao estar em quarentena, você não terá acesso a muitas habilidades de enfrentamento que está acostumado normalmente – como caminhar pela vizinhança, dar um passeio ou sair para comer. Consequentemente, você pode se sentir um pouco impotente quando se trata de gerenciar seu humor.

Mas a boa notícia é que existem estratégias simples para recorrer, mesmo estando em quarentena. Como por exemplo meditação, yoga, exercícios respiratórios, desenhos, ouvir música, ler um livro ou apenas passear pela sala podem diminuir o estresse e ajudá-lo a se sentir melhor.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo