Rejuvelac: Conheça a bebida probiótica e seus benefícios

O rejuvelac é uma bebida probiótica, naturalmente fermentada, geralmente feita da mistura de chia, quinoa, linhaça e trigo. Refrescante, pode beneficiar o corpo de diversas formas, inclusive combatendo a retenção de líquidos, a constipação e mais.

Os probióticos são micro-organismos vivos que melhoram a saúde geral do corpo. As bactérias benéficas vivem no intestino e melhoram a flora, facilitam a absorção de nutrientes, ajudam a digestão e melhoram o sistema imunológico. Os mais comuns são: lactobacilos acidófilos, casei, enterococus faecalis, faecium, bulgárico, lactis, plantarum, estreptococo termófilo, bifiobactéria difibus, longus e infantis.

Para se beneficiar dos probióticos, é preciso consumir diariamente os micro-organismos. E isto pode ser feito através de suplementos, por indicação médica, ou refeições com alimentos ricos em bactérias “boas”, como o rejuvelac.

Benefícios do rejuvelac

Ajuda na digestão

Como demais produtos probiótiocos, como kombucha e kefir, o rejuvelac ajuda na digestão, ou seja, facilita o trânsito intestinal, o que consequentemente previne um quadro de constipação (prisão de ventre).

Intestino e estômago saudáveis

Além de facilitar a digestão, por ser alcalina, a bebida pode prevenir problemas no estômago, como gastrite, refluxo e demais condições que afetam e desregulam o pH do órgão.

O mesmo vale para a saúde intestinal, uma vez que seu consumo pode ajudar no tratamento de condições como a síndrome de intestino irritável.

Leia também: Água com semente de chia é a nova água com limão?

É rica em proteína

Ainda, é uma bebida rica em proteínas devido à presença de grãos como a quinoa e a chia. Sua abundância em proteína pode beneficiar especialmente os vegetarianos e veganos, afinal, o rejuvelac é 100% vegano – livre de produtos animais, diferentemente do kefir, também probiótico, porém, feito a partir do leite de vaca.

Portanto, a presença de proteína auxilia a manutenção da saúde dos músculos, do coração e de todo o sistema metabólico.

Leia mais: Kefir de coco: A novidade que você precisa conhecer

Ingredientes do rejuvelac

Como fazer o rejuvelac em casa

A princípio, nem todos os ingredientes mencionados são necessários para fazer a bebida, mas todos podem ser incluídos em seu preparo. Será preciso uma xícara de grãos de sua escolha, já lavados. Se possível, dê preferência aos grãos orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos.

Em seguida, deixe os grãos de molho por no mínimo 24 horas em uma quantidade equivalente à 5 xícaras de água ou 1 litro. Com o passar das horas, os grãos irão começar a germinar dentro da água e é isso que torna a bebida nutritiva. Por fim, coe o líquido em um outro recipiente e então a bebida estará oficialmente pronta para consumo.

Leia também: Kombucha de café: Conheça a bebida fermentada

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo