Regulação emocional: O que é e qual a importância

Bem-estar Equilíbrio
11 de Novembro, 2020
Regulação emocional: O que é e qual a importância

Todos nós passamos por situações estressantes diariamente. Mas com a regulação emocional, é possível lidar com as dificuldades de forma saudável. Durante a vida, surgem diversos desafios como prazos e metas no trabalho, responsabilidades com a família, contas a pagar e problemas com a saúde. Assim, esses fatores contribuem para o aumento do estresse, que pode gerar um desequilíbrio na saúde emocional. 

A regulação emocional é fundamental para manter as emoções “controladas”, para que o indivíduo seja capaz de desenvolver o equilíbrio emocional. 

Essa habilidade pode incluir qualquer estratégia de enfrentamento para driblar as emoções indesejadas. Como por exemplo, exercícios físicos, mindfulness, autoconhecimento e alimentação balanceada. 

Leia mais em: Inteligência emocional: O que é e benefícios

Dessa forma, à medida em que a estabilidade é desenvolvida, as pessoas são capazes de aprender a identificar os gatilhos que afetam o emocional, até que se torne um hábito.

Desregulação emocional

Por outro lado, quando não conseguimos lidar com os impasses, pode acontecer a desregulação emocional. Ou seja, a dificuldade em lidar com as experiências e emoções.

De acordo com pesquisas da Association for Psychological Science, não ter regulação emocional afeta todas as relações, tanto pessoais quanto profissionais.

Além disso, essa desregulação pode trazer problemas mais graves: intoxicação alcoólica ou uso excessivo de álcool durante a semana; automutilação;  abuso de drogas; automedicação; procrastinação excessiva; compulsão alimentar, entre outros.

Mindfulness para a regulação emocional

O mindfulness é uma ótima maneira de se regular emocionalmente. Isso porque o mindfulness é uma técnica de meditação e exercícios que ensina a ter foco no presente, e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.

Na prática, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo e para cada sentimento e emoção, sem julgamentos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!