Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Alimentação Bem-estar
21 de Janeiro, 2020
Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Apesar de popular e querido por muitos, o refrigerante está oficialmente associado à diversos riscos para a saúde.

Um recente estudo foi publicado no periódico especializado Journal of the American Medical Association, e envolveu 10 países europeus. Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido tiveram indivíduos de suas populações observados.

Com mais de 15 anos de pesquisa, os cientistas concluíram que o consumo de refrigerante pode gerar riscos enormes à saúde. Ao todo, 451.743 pessoas foram avaliadas e tiveram seus hábitos observados.

Assim, aqueles com maior risco de morte prematura são os indivíduos que habitualmente consomem um ou dois copos da bebida diariamente. Também foram observadas associações entre refrigerantes adoçados artificialmente e mortes por doenças circulatórias.

Dessa maneira, o estudo apontou que essas bebidas podem provocar o aumento das chances de sofrer com, por exemplo, doenças cardiovasculares e diabetes.

Apesar de não conter calorias, a versão zero não é uma aliada da balança. Uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Geriatrics Society acompanhou um grupo de americanos por nove anos. Assim, descobriu-se que quem consumia refrigerante sem açúcar apresentou, ao final do período, uma circunferência abdominal maior do que aqueles que optaram por outros tipos de refrescos.

Não é difícil entender o motivo : os refrigerantes são bebidas compostas, basicamente, por altas quantias de sódio, conservantes, açúcar e demais compostos químicos.

Conclusivamente, os resultados desse estudo foram usados para sustentar a importância da adoção de medidas públicas que incentivem a redução do consumo de bebidas como o refrigerante. 

Leia mais: Sódio faz bem? O que você precisa saber

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia