Ensopado de musculo com toque de limão

tempo de preparo

Preparo

50 minutos
rendimento

Rendimento

4 porçoes
gramas por porção

Gramas por Porção

196 g
Ensopado de musculo com toque de limão

Ingredientes de: Ensopado de musculo com toque de limão (Limpar)

check uncheck 2,0 unidades médias de Tomate
check uncheck 1,0 unidade pequena de Cebola
check uncheck 2,0 dentes de Alho cru
check uncheck 2,0 xícaras (chá) de Água
check uncheck 1,0 unidade de Sumo de limão
check uncheck 1,0 colher (sopa) de Raspas de casca de limão
check uncheck Tomilho à gosto
check uncheck 0,5 colheres (sopa) de Manteiga com sal
check uncheck 0,5 colheres (sopa) de Farinha de trigo comum
check uncheck 1,0 colher (café) de Pimenta-do-reino em pó
* Esta receita pode conter sugestões de marcas somente para referência para o cálculo das informações nutricionais. Fique à vontade para escolher o produto do fornecedor ou fabricante que você preferir.

Como fazer Ensopado de musculo com toque de limão

Corte o músculo em cubos de cerca de 4 cm, descartando os excessos de gordura. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela.
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para aquecer.
Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue a panela com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a carne em etapas – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere a carne com sal e deixe dourar bem por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para uma travessa e repita com o restante da carne, regando a panela com azeite e temperando com sal a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o tomate, o alho, o tomilho e refogue por mais 3 minutos – raspe bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos da carne no refogado.
Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Regue com 2 xícaras (chá) da água quente e misture bem. Adicione o caldo de limão e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
Desligue o fogo e atenção: deixe todo o vapor sair antes de abrir a tampa. Enquanto isso, leve uma frigideira com a manteiga ao fogo médio. Junte a farinha e mexa bem até ficar dourada – a farinha ajuda a engrossar o molho.
Adicione uma concha do caldo do ensopado à frigideira e misture com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Junte essa mistura ao ensopado e volte a panela (sem a tampa) ao fogo alto. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez quando, até o molho encorpar. Finalize com as raspas de limão e sirva a seguir.

PODE CONGELAR
Pode congelar o ensopado mas não acrescente as raspas de limão. Transfira o ensopado para o potes preenchendo ? da capacidade do volume – lembre-se que o líquido expande ao ser congelado. Dura até 3 meses congelado.

Informações Nutricionais de Ensopado de musculo com toque de limão

Gramas por Porção: 196 g

  • Calorias 39,23 kcal
  • Carboidratos 5,82 g
  • Proteínas 1,30 g
  • Gorduras Totais 1,64 g
  • Gord. Saturadas 0,94 g
  • Gord. Trans 0,00 g
  • Fibras 1,18 g
  • Sódio 13,98 mg

Informações nutricionais oferecidas por Logo do Tecnonutri

Gostou dessa receita? Compartilhe

Salvar receitaSalvar Receita
Você pode salvar receitas em seus cadernos para ver mais tarde. fechar
Imprimir Imprimir
;
;