Caldo verde

tempo de preparo

Preparo

45 minutos
rendimento

Rendimento

4 porçoes
gramas por porção

Gramas por Porção

319 g
Caldo verde

Ingredientes de: Caldo verde (Limpar)

check uncheck 3,0 unidades grandes de Batata inglesa cozida
check uncheck 1,0 unidade pequena de Cebola
check uncheck 5,0 folhas grandes de Couve manteiga refogada
* Esta receita pode conter sugestões de marcas somente para referência para o cálculo das informações nutricionais. Fique à vontade para escolher o produto do fornecedor ou fabricante que você preferir.

Como fazer Caldo verde

MODO DE PREPARO
Com uma faca, retire a pele da linguiça e corte em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços.
1. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve as linguiças douradas numa tigela.
2. Abaixe o fogo, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar.
3. Acrescente os pedaços de batata, a água e aumente o fogo. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor à sopa.
4. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
5. Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento. Corte as folhas ao meio novamente, no sentido do comprimento. Na tábua, disponha uma folha sobre a outra e corte em tirinhas finas – dessa forma, as tiras de couve não ficam tão longas, sendo mais fácil para comer de colher.
6. Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
7. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite.


Informações Nutricionais de Caldo verde

Gramas por Porção: 319 g

  • Calorias 377,35 kcal
  • Carboidratos 48,00 g
  • Proteínas 16,19 g
  • Gorduras Totais 14,06 g
  • Gord. Saturadas 4,00 g
  • Gord. Trans 0,00 g
  • Fibras 7,12 g
  • Sódio 743,76 mg

Informações nutricionais oferecidas por Logo do Tecnonutri

Gostou dessa receita? Compartilhe

Salvar receitaSalvar Receita
Você pode salvar receitas em seus cadernos para ver mais tarde. fechar
Imprimir Imprimir
;
;