fbpx

Como preparar o peru de Natal

Ceia de Natal é sinônimo de fartura. Escolher os pratos principais e acompanhamentos que irão para a mesa pode gerar algumas dúvidas. Mas, um prato é unânime nessa época: as aves. Aprenda a preparar o peru de Natal e se surpreenda com o resultado.

O peru é uma ave com sabor forte que remete ao gosto de algumas carnes de caça. Além disso, é a opção mais saudável quando comparado com o frango, devido a quantidade de proteína e o baixo teor de gordura.

Leia mais: Dicas para não sair da dieta em festas

Então, veja o passo a passo abaixo e prepare da maneira correta para obter uma carne suculenta e saborosa:

ceia de Natal

Passo a passo do preparo

É importante realizar a técnica da salmoura – mergulhar o peru em uma solução salina antes de cozinhá-lo. Isso ajudará o peru a ficar mais úmido e suculento. Desse modo, para fazer a salmoura, você vai precisar de água e sal. Também, você pode adicionar ervas, alguns legumes e frutas cítricas para trazer mais sabor para a sua carne. Assim, a receita da salmoura que sugerimos é para um peru de 8 a 10kg.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras de sal
  • 6 folhas de louros
  • 2 colheres (sopa) de sementes de coentro
  • 2 colheres (sopa) de pimenta preta
  • 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
  • 1 colher (chá) de sementes de mostarda preta ou marrom
  • 2 cebolas médias, em fatias finas
  • 6 dentes de alho amassados
  • Tomilho fresco

Modo de preparo

Um dia antes de assar o peru, faça a salmoura. Leve meio litro de água, as folhas de louro, o sal e os demais temperos para ferver.

Mexa até que o sal se dissolva e deixe esfriar por cinco minutos.

Forre um recipiente de cinco litros com um saco grande de assar no forno. Coloque a ave dentro e adicione a mistura de sal, o restante da água e os outros ingredientes.

Depois disso, leve à geladeira por 24 horas e vire o peru uma vez. 1 hora antes de assar, retire a ave da salmoura e seque por dentro e por fora.

Amarre as coxas com um barbante e pincele a pele com manteiga ou óleo derretido.

Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 175°C. O peru deve ser preparado sempre em fogo baixo. O tempo para cozinhar um peru vai variar de acordo com o peso da ave e se ela está recheada ou não.

Asse até que a pele fique com uma coloração dourada clara e depois cubra o peito com um pedaço de alumínio para evitar que a carne escureça.

Nos últimos 45 minutos de cozimento, remova o alumínio para a pele dourar.

Quando estiver pronto, deixe repousar por 20 a 30 minutos e sirva.

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!