Raízes comestíveis: Conheça as mais nutritivas

As raízes comestíveis são vegetais que armazenam todos os seus nutrientes na raiz. Cenoura, geralmente, é o que aparece na mente quando o assunto é raiz. Porém, existem outros alimentos que fazem parte desse grupo e que se destacam pelos benefícios que podem proporcionar à saúde.

Raízes comestíveis

As raízes comestíveis nascem e se desenvolvem dentro do solo. As raízes são tão ricas em nutrientes pois é em seu interior que eles são armazenados. No caso do caule, esse é externo, ou seja, está acima da superfície.

Beterraba

beterraba tem esses e muitos outros predicados que a levam facilmente ao rol de melhores alimentos. Seu aproveitamento na alimentação é integral – tanto as raízes quanto as folhas são imbatíveis em nutrientes.

Contém vitaminas A, B6, C, proteínas, ferro, magnésio, ácido fólicopotássio, fibras solúveis e antioxidantes. Em conjunto, esse nutrientes podem contribuir para a saúde, inclusive para o desempenho esportivo. 

Rabanete

rabanete é uma raiz cultivada e consumida desde a Antiguidade, popular entre os gregos e os romanos. Seu sabor marcante, levemente adocicado e picante, é querido por muitas pessoas. Não só saboroso, suas propriedades são muito ricas e cheias de benefícios para a saúde, além de ser muito versátil.

Cenoura

Quando você era criança, provavelmente ouviu falar que a cenoura é boa para os olhos. Isso é verdade, mas os benefícios desse vegetal não param por aí. Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. 

Também, o betacaroteno é um importante antioxidante presente nesse alimento, que dá sua cor laranja brilhante e é absorvido no intestino e convertido em vitamina A durante a digestão. Assim, aqui estão algumas outras vantagens de incluir a cenoura na sua rotina. 

Batata-doce

batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas, os benefícios vão além do corpinho bonito. Pois, a raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.

Inhame

São diversos nutrientes para a saúde, além do baixo índice glicêmico, quase uma ajudinha extra para quem quer emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) .  O inhame também é fonte de carboidrato importante, mas não eleva as taxas de glicemia por conter uma quantidade alta de fibras. 

Gengibre

A raiz é quase uma caixinha de remédios de tantos benefícios que tem. Entre outras vantagens, seu consumo pode reduzir gases e inchaço. Também possui compostos fenólicos que aliviam a irritação no trato gastrointestinal. Ele pode ser usado em saladas, molhos, carnes e no famoso chá quente.

Nabo

O vegetal é um excelente alimento para quem quer  de forma saudável. Em 100 gramas de nabo se concentram apenas 19 calorias, mas muitas fibras, o que promove a saciedade. Além disso, suas folhas são extremamente nutritivas, ricas nas vitaminas A, C e K e antioxidantes. Saiba mais.

Leia também: Batata x batata-doce: Qual é melhor para a saúde?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo