Radicchio: Conheça os benefícios dessa folha

O radicchio é uma folha nutritiva e popularmente consumida em saladas. De gosto amargo e textura crocante, é cheio de benefícios para a saúde. Sua cor é avermelhada em tons de rosa, por isso, pode ser confundida com o repolho roxo.

Sua composição é rica em boas propriedades, entre as quais vale destacar a lactupicrina, conhecida por combater eficientemente o estresse. Também, a zeaxantina, um pigmento natural das verduras, composto abundante em suas folhas que é excelente para a saúde dos olhos.

Não só, é uma ótima fonte de vitaminas, especialmente a C e K, minerais e fibras.

Benefícios do radicchio

Pouco calórico e fonte de fibras, suas folhas ajudam no emagrecimento, mas seus benefícios não param por aí. 

Combate dores

Parte de suas propriedades agem como analgésicos naturais, sendo assim, ele é excelente no combate de dores, inclusive dores de cabeça, desconfortos estomacais e intestinais. Além disso, é rico em antioxidantes, dessa forma, fortalece a imunidade e previne doenças como a gripe e resfriados. 

Previne o Alzheimer

Fonte de vitamina K, é um aliado na prevenção do Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que progride com o tempo e provoca, entre outras coisas, a perda de memória. 

Leia mais: Conheça o nutriente que pode prevenir o Alzheimer

Protege a saúde do coração

Suas folhas são excelente fontes de fibras. Essas fibras, portanto, possuem um potente efeito na redução do nível de colesterol mau (LDL) presente no organismo. Não só, possui ação de limpeza do sangue, sendo assim, ajuda na eliminação de toxinas. 

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Como consumir

As maneiras mais comuns de consumir as nutritivas folhas italianas são: 

  • Saladas
  • Cozidas
  • Grelhado
  • Com peixes e carnes
  • Risotos e massas diversas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo