Guia dos queijos com menos lactose

Hoje, sabemos o quanto comum é a intolerância à lactose. Ainda, queijos são muito queridos em todo o mundo, por isso, na hora de consumir o amado produto lácteo, atente-se para quais os queijos com menos lactose

Leia mais: Cortar lactose daemagrece?

Quais os queijos com menos lactose?

Camembert

O primeiro lugar dos queijos com menos lactose vai pro camembert, original da Normandia, na França. De textura mole, ele é feito a partir do leite de vaca e é comumente confundido com o queijo brie, do qual é derivado. A maciez de sua massa deve-se ao fato de ela não ser cozida ou espremida. Além disso, seu sabor é bastante agradável e seu aroma, delicado, perfeitamente acompanhado por vinhos tintos leves ou frutados.

Brie

O brie, também francês, é outro queijo de pasta mole e crosta branca, que é formada por fungos Penicillium. Seu sabor é delicado e sua textura varia conforme o tempo de maturação. Ainda, vai bem com geleias e é um acompanhamento perfeito para uma taça de vinho tinto e, o melhor: possui menos lactose que demais queijos.

Leia mais: Vinho e chocolate podem ajudar a prevenir doenças sérias

Cheddar

O queijo cheddar é dos mais populares ao redor do mundo, mas o que muitos não sabem é que ele é dos com menos lactose. Original de Somerset na Inglaterra, sua cor alaranjada deve-se à adição de corantes. A princípio, sua consistência é firme e isso se deve ao seu período de maturação (entre doze e dezoito meses). A versão mais popular do cheddar é chamada de “Cheddar Americano”, adaptada por indústrias dos Estados Unidos, muito diferente da versão original, que é muito mais saudável e com menos lactose.

Provolone

O provolone, outro dos queijos com menos lactose, é original da Itália e possui consistência considerada compacta e semidura. Sua cor é amarelada e seu aroma, agradável. Em geral, seu processo de maturação leva cerca de um ano e, hoje, é comercializado geralmente em sua forma defumada, o que acentua seu sabor e faz com que ele possa ser conservado por mais tempo. 

Gouda

O queijo gouda, original da cidade de mesmo nome, na Holanda, é feito a partir do leite de vaca e é popular em todo o mundo. Em geral, é um queijo de consistência semi-dura ou dura. Entretanto, há 7 diferentes tipos de gouda, por isso, a quantidade de lactose deles também varia. 

Queijos azuis

Os chamados queijos azuis são originais da França e, de modo geral, são produtos de um processo mais sofisticado. Sua massa, macia e quebradiça, é repleta de veios azulados formados por fungos Penicillium. Entre os exemplos de queijos desse tipo, o gorgonzola, original da Itália, merece destaque. Entretanto, outros exemplos são o roquefort, original da França, e o stilton, da Inglaterra. Esses são alguns dos queijos com menos lactose. 

Parmesão

O parmesão é um dos mais populares em todo mundo e, surpreendentemente, um dos que contém menos lactose. Feito a partir do leite de vaca, é original da Itália. Mas, hoje é fabricado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Sua consistência é dura e seu sabor é ligeiramente forte e marcante. 

Leia mais: Dicas de como montar uma tábua de queijos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo