Queijo minas: Propriedades e benefícios do queijo branco

O queijo minas é um queijo branco rico em cálcio. Ele é saboroso e pode ser incluído na alimentação como um lanche. Além disso, sua riqueza em nutrientes como o cálcio e em proteínas pode favorecer a saúde do corpo.

Como é feito o queijo minas

Primeiramente, existem dois tipos de queijos minas: o frescal (fresco) e o curado, o qual é mais seco e firme. Ambas as versões são originais do estado de Minas Gerais e utilizam, principalmente, o leite e o coalho em sua fabricação. Basicamente, o coalho é uma substância que causa a coagulação do leite. Ainda, pode acontecer a adição de cloreto de cálcio em seu preparo.

Benefícios do queijo minas

Músculos fortes

Além de ser rico em cálcio, o queijo minas é uma boa fonte de proteínas. Por isso, ajuda quem busca o ganho de massa magra e o fortalecimento muscular. É indicado como um lanche pós-treino.

Leia também: As melhores proteínas para a saúde cardiovascular

Não causa a retenção de líquido

Ainda, ele é um dos queijos que contém baixa quantidade de sódio. Por isso, não é um causador da retenção hídrica. Sendo assim, quando consumido com moderação, previne o aparecimento de celulites no corpo e problemas cardiovasculares, como o aumento da pressão arterial.

Leia mais: Quer evitar a celulite? Passe longe desses alimentos

Ossos saudáveis

Não só, por ser feito com leite de vaca, ele é uma fonte de cálcio. Dessa forma, favorece a saúde, a força e a densidade não apenas dos ossos, mas das unhas, bem como dos músculos, dos cabelos e das articulações também.

Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos ossos

Queijo minas engorda?

A resposta correta é: depende da quantidade consumida. Mas, em geral, como são ricos em gordura saturada, podem engordar se consumidos em excesso. Em 100 gramas, você encontra:

Valor calórico:  79 kcal

Gorduras totais:  6g

Gorduras saturadas: 3,4g

Proteínas:  5,2g

Sódio:  125 mg

Cálcio:  173,7mg

Como consumir

O queijo minas pode ser consumido de diversas formas, afinal, é um alimento versátil. Por exemplo, ele pode ser incluído em lanches naturais saudáveis. Além disso, é ótimo para o café da manhã.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo