Queijo minas, cottage e ricota: Benefícios dos queijos brancos

Os queijos brancos são ótimas opções para quem deseja manter uma alimentação equilibrada.

Versáteis, podem aparecer no café da manhã, no lanche e nas saladas. E ainda são cheios de nutrientes: proteína, cálcio, vitaminas e minerais, por exemplo.

O médico Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que todas as versões desse alimento podem ser interessantes para a saúde. “Mas vale lembrar que os queijos brancos têm menos gordura que os amarelos, portanto, são mais indicados para quem tem o objetivo de emagrecer”, diz. 

Esse é o caso do queijo minas, do cottage e da ricota. Abaixo, você descobre as características de cada um desses queijos brancos.

Cottage 

Esse queijo se parece com uma pasta em pedaços, sendo mais macio e de sabor mais marcante.

É bastante indicado para quem quer seguir uma dieta mais light. “Ele possui uma quantidade menor de calorias em comparação com o queijo minas e a ricota e também menos gorduras”, afirma Durval. 

Por conter menos leite em sua composição, apresenta menor quantidade de cálcio. Também ajuda a equilibrar a flora intestinal.

Uma fatia e meia (50 g) de queijo cottage tem, em média:

  • 46 calorias
  • 2,15 g de gorduras
  • 186 mg de sódio 
  • 41,3 mg de cálcio

Queijo minas frescal

De consistência mais mole e úmida que os outros, é o mais calórico das três opções, mas você encontra no mercado versões com menor teor de gordura. 

Apesar de apresentar um número maior de calorias, o queijo minas pode fazer parte de uma dieta balanceada porque não deixa de ser uma boa fonte de proteínas e cálcio.

É importante destacar que o queijo minas frescal não é a mesma coisa que o queijo minas padrão (queijo minas curado ou pasteurizado). O frescal, mais branquinho e macio, forma soro. Já o minas padrão é seco e firme.

Em uma porção de 50 g de queijo minas frescal você encontra:

  • 132 calorias
  • 10,1 g de gorduras
  • 150 mg de sódio 
  • 289 mg de cálcio

Leia também: Guia dos queijos: Qual é o tipo mais saudável?

Ricota

Essa é a opção que contém menos sódio, além de teor de gordura e colesterol mais baixo

“A ricota é feita com o soro do queijo e não diretamente do leite. É uma excelente fonte de cálcio e vitaminas A, B, D e E. Ajuda a fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose”, detalha Durval.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Uma porção de 50 g de ricota apresenta:

  • 70 calorias
  • 4,0 g de gorduras
  • 141 mg de sódio 
  • 126 mg de cálcio
Vanessa Losano

Revisado por

Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283

Nutricionista e coach de emagrecimento, saúde e bem-estar. Foco profissional em emagrecimento, lowcarb e doenças crônicas não transmissíveis. Atua na empresa tech fit e atende em consultório, além de ministrar cursos e palestras na área. Possui cursos de atualização em Lowcarb, Fitoterapia, Avaliação Antropométrica e Nutrição Esportiva.

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.