Como a quarentena pode afetar positivamente a saúde mental

Pensar pelo lado positivo de toda essa situação que estamos vivendo por conta da pandemia do novo coronavírus para alguns pode ser impossível. Mas, por mais que pareça difícil, a quarentena pode afetar positivamente a saúde mental.

No momento, sem saber o que está por vir e com a preocupação excessiva, é natural afastar o otimismo. Contudo, é possível que a quarentena possa impactar sua saúde mental para melhor. Assim, quando você estiver pronto para uma mudança, irá identificar os possíveis resultados positivos de todo esse caos. Veja como:

Poder se conhecer mais

Durante essa pandemia, você poderá se concentrar mais em você. Assim, descobrir suas paixões, interesses, passatempos e habilidades, além de focar em coisas que façam bem. Da mesma forma, poderá descobrir outros aspectos da vida que se tornaram importantes.

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Poder passar mais tempo com seus entes queridos

Existem pessoas que estão longe da família e até mesmo sem um espaços seguro para se abrigar. Mas, aqueles que têm a oportunidade de passar esse tempo com entes queridos, estão tendo mais conexões humanas.

Esta é uma oportunidade para se conectar ainda mais com a família. As pessoas estão percebendo quanto valor as interações interpessoais têm. Afinal, a única convivência possível atualmente é com as pessoas que moram com você.

Se sente falta dos amigos e familiares que estão longe, opte por plataformas de bate-papo por vídeo ou uma simples ligação por telefone. Dessa maneira, irá se conectar com outras pessoas mantendo a interação social.

Mais tempo para cozinhar e se exercitar

Com mais tempo em casa, é possível focar na alimentação saudável e em uma rotina de exercícios físicos. Embora as academias estejam fechadas, você pode usufruir de plataformas de treinos online, como o Workout. No aplicativo é disponibilizado exercícios como yoga, pilates, alongamento, HIIT, relaxamento, funcionais, entre outros. 

Além disso, é importante não esquecer de focar em uma alimentação balanceada. Pois o que você come pode não apenas afetar sua saúde física, mas também nutrir seu cérebro e melhorar a saúde mental.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

A criatividade aumenta

Provavelmente você está usando mais a imaginação para tentar manter a calma em tempos de quarentena. Seja mudando os móveis da casa de lugar, descobrindo maneiras inovadoras de se exercitar ou escrevendo um diário.

Dito isso, use a sua imaginação o quanto puder para usar e abusar da criatividade. Você pode até mesmo criar lembrancinhas para presentear seus familiares em um aniversário próximo.

Olhar mais para dentro

Desconectar-se de tudo o que está acontecendo ao seu redor é uma ótima maneira de conectar-se com seu o seu interior. Você pode meditar agora que tem menos distrações, praticar yoga ou qualquer outro exercício.

Então, permita ouvir suas necessidades e focar mais no que realmente precisa. Esta pode ser uma oportunidade para desenvolver uma autoconsciência mais profunda, o que resulta em um novo nível de autocuidado.

Leia também: Estresse: Saiba como ele pode afetar a imunidade


Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo