Pulmonária: Conheça os benefícios da planta medicinal

A pulmonária é uma planta medicinal que, como seu nome indica, é excelente para a saúde pulmonar e respiratória. Ela é nativa da Europa e geralmente é colhida durante a primavera, quando sua coloração atinge lindos tons de vermelho ou azul.

Ela é usada no tratamento de condições respiratórias como bronquite, asma, tuberculose pulmonar, faringite e outras. Além disso, também pode ajudar no tratamento de ferimentos na pele e de infecções na bexiga e nos rins.

Benefícios da pulmonária

Pele saudável

Ferimentos na pele podem ser causados por doenças como a psoríase, por exemplo. Porém, suas causas também podem ser cortes, machucados ou mesmo picadas de inseto. Por isso, para ajudar na recuperação da pele, a pulmonária pode ser aplicada na forma de compressas sobre a parte ferida.

Leia também: Hamamélis: Conheça os benefícios da planta medicinal

Melhora a respiração

Suas propriedades favorecem principalmente a qualidade da respiração. Em resumo, auxilia no tratamento de diversas condições respiratórias e combate seus sintomas mais típicos, como a tosse, a secreção nasal, a rouquidão e a dor nas cordas vocais. Por isso, o chá de pulmonária é recomendado nesses casos.

Desincha o corpo

O chá também combate o inchaço, de forma que ele estimula a produção e eliminação de urina. Ou seja, ele é naturalmente diurético e, portanto, não apenas previne a retenção de líquido, mas também beneficia a saúde cardiovascular e a saúde dos rins e do fígado, pois facilita a eliminação de toxinas através da urina.

Leia também: Confrei: Conheça a erva e seus benefícios

Como preparar o chá de pulmonária

  • 3 colheres de folhas ou flores secas de pulmonária;
  • 1/2 xícara de água fervente;
  • Para complementar, é possível adicionar mel, gengibre ou canela ao chá.

Contraindicações da pulmonária

A princípio, a planta, quando preparada na forma de chá, é contraindicada para pacientes de problemas hepáticos (no fígado) e para crianças. Em excesso, pode causar intoxicação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo