Psicologia Positiva: O que é quais são os benefícios

A psicologia positiva é um ramo da psicologia que se concentra em ajudar os seres humanos a prosperarem e levarem uma vida saudável  e feliz. Ao contrário da psicologia tradicional, que se concentra no estudo das disfunções e como tratá-las.

Essa abordagem estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em características fortes ao invés de fraquezas.

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Como surgiu

Os criadores da psicologia positiva foram os psicólogos Martin Seligman, Christopher Peterson e Mihaly Csikszentmihalyi. Assim, até a Segunda Guerra Mundial, a psicologia tinha três focos distintos: curar doenças mentais, tornar a vida de todas as pessoas mais produtivas e identificar e nutrir talentos. Entretanto, com o fim da guerra, a abordagem focou no tratamento de comportamentos anormais e doenças mentais.

Na década de 1950, pensadores humanistas ajudaram a renovar o interesse nas outras duas áreas, desenvolvendo teorias focadas na felicidade e nos aspectos positivos da natureza humana.

Desse modo, para Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi, surgirá uma psicologia do funcionamento humano positivo que alcançará um entendimento científico e intervenções eficazes para construir prosperidade em indivíduos, famílias e comunidades.

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Como é aplicada

A psicologia positiva é aplicada identificando as características fortes do indivíduo (como coragem, empatia ou justiça). Além disso, também são utilizadas práticas psicológicas que promovem o bem-estar. Como por exemplo, exercícios de gratidão, que segundo estudos, aumentam a felicidade ao longo do tempo.

Contudo, é fundamental entender que embora o foco dessa abordagem esteja na felicidade, as pessoas não devem se afastar completamente de suas emoções negativas.

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Os principais tópicos usados na psicologia positiva incluem:

  • Felicidade
  • Otimismo
  • Mindfulness
  • Forças e virtudes do caráter
  • Esperança
  • Pensamento positivo
  • Resiliência

Benefícios

  • Controle emocional;
  • Reconhecimento e controle dos sentimentos negativos;
  • Desenvolver e praticar a gratidão;
  • Ter mais motivação;
  • Conhecer as suas potencialidades e como desenvolvê-las ainda mais;
  • Praticar a auto aceitação e desenvolver a autoestima;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo