Porque a proteína é essencial para o sistema imunológico

É comum associar alimentos fonte de vitamina C e zinco à proteção do sistema imunológico. Porém, além deles, a proteína é essencial para o sistema imunológico se manter saudável.

As proteínas agem como “blocos de construção” no corpo humano, ou seja, são parte fundamental da composição de células e tecidos no organismo, inclusive do próprio sistema imunológico. Assim, elas são responsáveis pela formação e manutenção da saúde das células que compõem o sistema responsável pela imunidade. 

Elas cumprem um papel essencial na proteção do sistema imunológico e, por isso, ajudam a prevenir desenvolvimento de inflamações no corpo.

Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade

Como o baixo consumo de proteína pode prejudicar o sistema imunológico

A ingestão dietética recomendada de proteína é de aproximadamente 46 gramas por dia para mulher média e 56 gramas para homem.

Quando não há o consumo adequado de proteína, muitos problemas de saúde podem ser acarretados. Em 2012, um estudo feito por cientistas da Universidade de Educação Física e Esportes de Gaziantep, na Turquia, demonstrou que diversas atividades e funções do sistema imunológico podem ser prejudicadas quando consumimos baixa quantidade de proteína. Entre as funções prejudicadas, a prevenção de doenças e a velocidade da recuperação são especialmente afetadas. 

Leia mais: Sinais de que você está comendo pouca proteína

Além de sua importância para a imunidade, a proteína cumpre outras funções no organismo, como as seguintes:

Leia também: As melhores proteínas para a saúde do coração

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo