Alimentos à base de plantas com mais proteína do que ovo

O ovo é uma grande fonte de nutrientes, inclusive de proteína, contendo cerca de 11 gramas deste macronutriente em uma unidade. Porém, há alimentos à base de plantas que contêm mais proteína do que ele. 

Sendo assim, alimentos plant-based são grandes aliados de dietas que excluem produtos de origem animal, como dietas vegetariana e vegana. Além disso, são também boas opções para alérgicos aos ovos. 

A importância de consumir proteína

A proteína é um dos três macronutrientes essenciais, junto aos carboidratos e à gordura. Além de estar intimamente associada à saúde dos músculos e dos ossos – sendo inclusive essencial para o ganho de massa magra (hipertrofia), ela também cumpre outras funções no organismo.

  • Produção de enzimas, neurotransmissores e anticorpos
  • Controle hormonal
  • Atua no metabolismo
  • Transporte de nutrientes

Leia mais: Dietas ricas em proteínas vegetais podem reduzir o risco de morte

Alimentos à base de plantas com mais proteína do que ovo

Edamame

A soja cor verde é uma grande fonte de proteína: 1 copo de edamame contém cerca de 26 gramas de proteína, além de ferro, cálcio e fibras.

Feijão azuki

O feijão azuki é uma leguminosa considerada uma das variedades de feijão mais ricas em proteína. Apesar de ser menos popular que o feijão carioca ou o preto, é amplamente utilizado na culinária asiática. Ainda, uma porção contém cerca de 9 gramas de proteína quando cozido.

Semente de abóbora

Em resumo, a semente de abóbora é um superalimento: fonte de gordura boa, de diversos minerais, bem como de fibras, ela é também rica em proteína.

Leia também: Óleo de semente de abóbora é o novo óleo de coco?

Pistache

O pistache é outra boa fonte vegetal de proteína, contendo cerca de 10 gramas por porção. Não só, é também fonte de variadas vitaminas. Suas propriedades também podem beneficiar a saúde cardiovascular, como apontando em um recente estudo.

Amendoim

Assim como o pistache e a semente de abóbora, o amendoim é mais rico em proteína do que o ovo. A cada porção de amendoim, há aproximadamente 7 gramas de proteína vegetal. Apesar de não ser pouco calórico, ele é um alimento de grande valor nutricional.

Lentilha

A lentilha é fonte de proteínas, mais especificamente 9 gramas por porção. Além disso, é abundante em vitaminas, minerais (especialmente ferro) e fibras.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo